EDUEPB

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Editora da Universidade Estadual da Paraíba

E-books


Ensino de Ciências para os Cinco Domínios do Letramento Científico

Autoria/Organização: Maria Josiane da Silva Nery e Paulo César Geglio
ISBN: 978-65-5221-069-2
O letramento científico é um processo multidimensional. A partir de um olhar pelas lentes do materialismo histórico e dialético, é possível ver que suas dimensões se posicionam em dois lados antagônicos e complementares – um técnico/objetivo e outro sociocultural/subjetivo. Esse livro apresenta um processo educacional que se fundamenta na Pedagogia Histórico-Crítica para articular ambos os lados, de modo que no ensino de ciências a produção do letramento científico seja efetivada de modo integral, contemplando tanto a compreensão dos conceitos e procedimentos científicos quanto a reflexão crítica sobre suas implicações sociais, culturais e ética. Somente com essa articulação é possível forma sujeitos capazes de intervir de maneira consciente e transformadora na realidade, promovendo uma atuação social mais justa e fundamentada no conhecimento científico.

 


Educação Popular e Direitos Humanos – Diversidade de Sujeitos e Territórios

Autoria/Organização: Ana Celia Silva Menezes, Maria Margareth de Lima, Ynakam Luis de Vasconcelos Leal & Orlandil de Lima Moreira
ISBN: 978-65-5221-080-7
O debate sobre Educação Popular e direitos humanos é parte integrante da memória de luta e organização dos movimentos sociais, bem como das pesquisas e reflexões acadêmicas. Apresentar neste e-book uma coletânea de artigos sobre essas temáticas nos permite evidenciar a necessidade e a importância de continuarmos contribuindo com essa reflexão, situando-a no contexto contemporâneo, sem perder de vista a história e a memória da luta social, onde as práticas educativas populares e a defesa dos direitos humanos sempre estiveram presentes, atuando conjuntamente no enfrentamento do desrespeito aos direitos e na violência perpetrada pelo Estado. Isso inclui práticas como tortura, desaparecimento e até a morte de lideranças políticas, sindicais e militantes de movimentos sociais que se opunham ao fim da democracia e à instalação de um regime autoritário civil-militar (Arns, 1991).

 


Campina, GRANDE por ELAS

Autoria/Organização: Maria Augusta Reinaldo, Maria Auxiliadora Bezerra, Nadja Maria da Silva Oliveira, Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas e Yara Macedo Lira
ISBN: 978-65-5221-020-3
Prezado leitor, o livro que ora você tem em mãos apresenta um conjunto de fatos e emoções relatados por mulheres entusiasmadas e entusiasmantes que colaboram ou colaboraram com o engrandecimento de nossa cidade Campina Grande-PB. E por que esse relato? Por razões sentimentais de sua organizadora, a professora Yara Macedo Lyra, que, sendo apaixonada por essa cidade – onde nasceu e sempre viveu até os dias atuais – a ela se dedicou, especificamente na área de educação: professora e empreendedora educacional envolvendo a educação básica e a superior.
Este ano de 2024, Campina Grande completa 160 anos de emancipação política e a professora Yara Lyra, querendo homenageá-la, convida mulheres profissionais de todas as áreas, que marcam presença na história dessa cidade.

 


João Fioravante Volpe Neto – Quem deixa uma vida para a história terá uma história para ser contada pela vida

Autoria/Organização: Teresa Paiva de Oliveira
ISBN: 978-65-5221-070-8
Para tudo há um tempo debaixo do céu, já dizia Salomão. A vida não sai do compasso, eis a ordem natural das coisas. O personagem central deste enredo nunca se preocupou em organizar uma narrativa própria ou até mesmo escrever sua autobiografia. A demência chegou antes que ele sequer expressasse o desejo de ter sua história registrada para a posteridade. Todavia, a vida segue por caminhos tão incertos quanto perfeitos e aquela vontade tantas vezes por nós desconhecida nos conduz a lugares onde encontramos aquilo que é essencial à nossa existência. Ou seja, nada desvia o destino e estamos todos onde verdadeiramente deveríamos estar.
 


Saúde Mental e Profissionais de Saúde – Cuidado e Autocuidado para o (inevitável) encontro com a demanda de violências no Sistema de Saúde

Autoria/Organização: Joana Azevêdo Lima e Josevânia da Silva
ISBN: 978-65-5221-076-0
A violência é um tema comum à todas as pessoas. Quem nunca foi vítima, ou escutou falar sobre isso, ou ainda soube de alguma história envolvendo outras pessoas que provocaram a violência ou sofreram? Tem sempre uma história sobre o assunto no nosso repertório.
Portanto, o objetivo desta Cartilha é reunir informações e conhecimentos necessários para uma atuação segura e de qualidade dos profissionais de saúde quando diante da demanda de violência que adentra as portas dos serviços de saúde, a fim de alcançar melhores condições de desenvolvimento de seu trabalho com o mínimo de dano gerado, reconhecendo, desenvolvendo e priorizando o autocuidado.

 


Amamentar: desenvolvendo o vínculo entre mãe e filho

Autoria/Organização: Isabelle Eunice de Albuquerque Pontes, Anny Karoliny Almeida Vieira, Ana Luiza das Chagas Nogueira, Antônio Braz de Araújo Júnior, Kinbelly Soares Nascimento, Letícia Moura Nóbrega, Raíssa de Oliveira Licarião e Giselda Félix Coutinho
ISBN: 978-65-5221-059-3
O desENVOLVER é um projeto de extensão do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que atualmente acontece nos hospitais da CLIPSI e no ISEA (Maternidade Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), todos na cidade de Campina Grande – PB. É desenvolvido dentro da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e Alojamento Conjunto. Seu foco é tornar o período de internação um pouco mais leve, acolhedor e humanizado para o bebê, a mãe, a família e a equipe. O projeto acontece com supervisão dos preceptores, os alunos entram em ação por meio de conversas, tiram dúvidas, ajudam a realizar alguns procedimentos e, assim, auxiliam as famílias a lidar com essa fase tão nova e cheia de desafios. O desENVOLVER é sobre compartilhar conhecimento, humanizar os cuidados e criar uma ponte entre a equipe e os pacientes.

 


Clima, Recursos Hídricos e Planejamento

Autoria/Organização: José Irivaldo Alves Oliveira Silva, Ângela Maria Cavalcanti Ramalho e Cristiane Mansur de Moraes Souza
ISBN: 978-65-5221-058-6
O equilíbrio climático tem sido um grande problema enfrentado pela ciência e a gestão pública. Esse fato está imbrincado com a escassez e abundância de água, os desastres e a falta de planejamento. O que se tem visto é um aumento da temperatura, ondas de calor com mais frequência, aumento do nível do mar, chuvas fora de época e em volumes nunca antes vistos, em todas as partes do planeta. Como se não bastasse os efeitos antropogênicos da ação humana, tem-se uma falta de planejamento baseado na prevenção de danos maiores que possam resultar em perda de vidas humanas e não humanas. A seca e as chuvas intensas estão se tornando cada vez mais frequentes. Isso demanda um grau de planejamento jamais antes visto pelo poder público.
 


Anais do 1º Congresso Brasileiro de Psicongerontologia

Autoria/Organização: Deusivania Vieira da Silva Falcão, Francisco Vitor Soldá de Souza, Josevânia da Silva e Heloísa Gonçalves Ferreira
ISBN: 978-65-5221-060-9
Com o crescente aumento da população idosa no Brasil e no mundo, torna-se necessário ampliar a rede de serviços de atendimento a esse público, sendo um dos grandes desafios, aumentar o número de profissionais com formação qualificada. Na área da Psicologia, já existem muito(a)s psicólogo(a)s que prestam serviços profissionais voltados para as pessoas idosas, mas a maioria tem pouca ou nenhuma formação acadêmica ou experiência formal supervisionada em psicogerontologia (Moye et al., 2019). A psicogerontologia é uma especialidade da psicologia que engloba teorias, pesquisas e práticas relacionadas ao envelhecimento. Aplica conhecimentos e métodos para compreender e ajudar as pessoas idosas, familiares e cuidadores a manter o bem-estar, superar problemas e alcançar o máximo potencial na vida adulta, levando em consideração a diversidade dessa população, as complexas questões éticas que podem surgir na atuação prática e a importância de modelos interdisciplinares de cuidado (APA, 2024).
 


Meio Século Jornalismo – Histórias e Causos

Autoria/Organização: Rackel Cardoso
ISBN: 978-65-5221-045-6
Contar histórias do cotidiano é algo que corre nas veias de um comunicador. Todo jornalista carrega em si um pouco desse amor por espalhar conversas por aí, algumas que transformam o mundo, outras que mudam o nosso dia a dia. Mas todas, sem exceção, constroem, aos poucos, a história que vivemos. Agora, imagine só cinquenta anos dedicados a contar histórias. O curso de Jornalismo da UEPB, como um grande pai, acolhe, abraça, ensina, educa e transforma vidas. E há meio século forma filhos que fazem essa história acontecer.
 


Anais da XXI Conferência Brasileira de Folkcomunicação- Processos folkcomunicacionais e ativismos antirracistas

Autoria/Organização: Guilherme Moreira Fernandes
ISBN: 978-65-5221-036-4
Este livro eletrônico é composto pelas pesquisas selecionadas para apresentação nos Grupos de Trabalho (GT) da XXI Conferência Brasileira de Folkcomunicação. A Folkcom 2023 foi organizada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pela Universidade Federal da Bahia, ocorreu entre 17 e 19 de agosto de 2023. A conferência marcou o retorno da presencialidade, aconteceu nas cidades de Salvador e Cachoeira, reuniu 137 participantes e teve 25 trabalhos aprovados nos quatro GTs. O tema central Processos Folkcomunicacionais e Ativismos Antirracistas foi debatido em três mesas redondas, três conferências e cinco apresentações culturais. A TV UFRB transmitiu o evento e sua memória está disponível no canal da emissora no Youtube.
 


A experiência do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB): lições para o Sistema Único de Saúde

Autoria/Organização: Garibaldi Dantas Gurgel Junior, Mariana Olívia Santana dos Santos, Everton Nunes da Silva e Luciano Bezerra Gomes
ISBN: 978-65-8771-59-3
Este livro apresenta novos estudos sobre a atenção básica e um dos seus mais emblemáticos programas governamentais: o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).
Essa presente publicação agrega uma amostra dos resultados de uma série de pesquisas sobre o PMAQ-AB, contextualizada pelas mudanças na PNAB que marcaram a implementação do SUS no âmbito da atenção básica. A partir da mobilização de vários parceiros institucionais do Grupo de Pesquisa em Governança de Sistemas e Serviços de Saúde-GSS da Fiocruz-PE, essa equipe se junta a outros grupos de pesquisa no Brasil, sob responsabilidade da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), como a Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o objetivo de analisar essa iniciativa de política pública sob diferentes ângulos e dimensões, voltado para compreender essas mudanças institucionais e seus desdobramentos.

 


Dialogando com as Humanidades: Educação e formação integral no IFPB, Campus Campina Grande

Autoria/Organização: Marcelo da Silva Araújo
ISBN: 978-65-5221-057-9
Este livro é uma celebração da pluralidade de vozes e saberes no campo da educação. Ao abordar temas relevantes e atuais, os textos aqui apresentados buscam inspirar educadores, pesquisadores, gestores e estudantes a se engajarem em uma busca contínua por uma educação mais inclusiva, crítica e transformadora. Convidamos você, leitor, a explorar essas reflexões e se unir a este importante diálogo sobre o futuro da educação do Brasil e no mundo.
 


O Sistema de Justiça criminal brasileiro e o laxismo da elite punir os pobres?

Autoria/Organização: Ana Christina Soares Penazzi Coelho
ISBN: 978-65-5221-030-2
Esta obra tem, como objeto de pesquisa, o laxismo da elite criminosa, a partir de uma investigação do teleologismo do sistema penal brasileiro. O problema na investigação está voltado para perquirir sobre a vinculação existente entre punição e estrutura social, buscando verificar se existe um tratamento privilegiado de pessoas oriundas das classes altas e dominantes, traduzido como laxismo penal, de forma a selecionar a conduta criminosa e direcioná-la para as camadas pobres da sociedade, tornando desigual a aplicação da lei, no universo do sistema punitivo.
Nesse sentindo, pergunta-se: É possível que o sistema penal brasileiro selecione as condutas criminosas das pessoas analisando-as sob os moldes da influência de seu estrato social, de maneira a beneficiar os criminosos de colarinho branco, assim denominados de elite do crime, e a etiquetar como “classe perigosa” e, portanto, criminosa, os indivíduos oriundos das camadas sociais marginalizadas?

 


A preceptoria de Estágio Supervisionado na Atenção Primária à Saúde: um guia prático para a educação no serviço

Autoria/Organização: Waleska Fernanda Souto Nóbrega e Cristina Ruan Ferreira de Araújo
ISBN: 978-65-5221-033-3
Qual o real papel do preceptor no estágio supervisionado? De que forma o estágio deve ocorrer para que culmine no efetivo aprendizado do aluno? E se há uma fórmula correta, uma receita de bolo, por que esta não está descrita nos projetos curriculares dos cursos de graduação da saúde? Ou está e não é bem utilizada? Que materiais corroboram com a roteirização e a execução dos estágios supervisionados na saúde?
Com seu enfoque na Atenção Primária à Saúde, são estas as questões que os dez capítulos do presente livro levanta. Talvez não buscando respostas, mas sim estimulando a reflexão do leitor, seja este professor, aluno ou preceptor de estágio.

 


Leituras críticas e abordagens na escola: a obra de Ziraldo em perspectiva

Autoria/Organização: Marcelo Vieira da Nóbrega, Rinaldo José Brandão, Maria do Socorro Moura e Lenilda Cordeiro de Macedo
ISBN: 978-65-5221-056-2
Na educação do século XXI, é imprescindível que os estudantes sejam inseridos em práticas diversificadas de leitura, com uma variedade de textos verbais e visuais, em diferentes níveis de complexidade. Nessa perspectiva, poucos artistas brasileiros foram tão versáteis em sua produção como Ziraldo Alves Pinto, natural do município de Caratinga-MG, e falecido ano passado, em 06 de abril de 2024, aos 91 anos. Jornalista, dramaturgo, desenhista, escritor, caricaturista, chargista, pintor e cronista, Ziraldo ganhou notoriedade com trabalhos que unem qualidade estética e visão crítica da realidade.
 


Entre Lutas e Resistências: Histórias, memórias e perspectivas da esquerda em Campina Grande

Autoria/Organização: Bruno Gaudêncio e Roberto Jefferson
ISBN: 978-65-5221-050-0
É com grande satisfação que entregamos ao público campinense esta coletânea de ensaios, artigos, perfis, relatos e crônicas intitulada “Entre lutas e resistências: histórias, memórias e perspectivas da esquerda em Campina Grande”, constituída por vinte e seis diferentes textos, fruto de extensa pesquisa e dedicação de diversos estudiosos, entre pesquisadores acadêmicos, jornalistas, memorialistas, militantes sociais, todos comprometidos com a história progressista e política da cidade de Campina Grande.
 


Guia Prático para uso da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos e dos procedimentos de eliminação documental

Autoria/Organização: Wellington da Silva Gomes, Tayná Ladislau Rangel, Rebeca de Oliveira Patrício e Ítalo Macêdo Araújo de Medeiros
ISBN: 978-65-5221-022-7
A gestão documental é a chave para garantir a excelência da organização dos documentos em toda a sua abrangência no serviço público, visando não apenas a preservação do patrimônio documental, mas também a eficiência laboral e a transparência nas ações governamentais.

 


Manual de preparo de dentes para prótese parcial fixa

Autoria/Organização: Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro e Manoel Pereira de Lima
ISBN: 978-65-5221-043-2
Para superar as dificuldades de executar os primeiros procedimentos clínicos no paciente, guias práticos têm sido propostos como estratégias educacionais, pois essas ferramentas visam orientar os alunos com um passo a passo dos procedimentos, facilitando a compreensão e o desenvolvimento das habilidades necessárias para a sua execução (Almeida et al., 2016).
 


Metodologias em diálogo – Interfaces Teóricas e Empíricas de Pesquisas em Educação – Volume 2

Autoria/Organização: Robéria Nádia Araújo Nascimento, Patrícia Cristina de Aragão, Augusto Sérgio Bezerra de Oliveira e Givaldo Cavalcanti
ISBN: 978-65-87171-47-0
A metáfora da rede e da (des)ordem de suas tessituras são os fios condutores das palavras que enlaçam os textos de “Metodologias em diálogos”. Assim como ocorreu no primeiro livro, este segundo também é oriundo das interlocuções da disciplina de Metodologia da Pesquisa (linha 2) do Mestrado em Formação de Professores (PPGFP/UEPB). A ideia que norteia ambos os projetos é aglutinar e compartilhar pesquisas, em andamento ou concluídas, que trazem em comum reflexões e enfoques sobre o campo educacional, visando socializar trajetos e convergências, que desmistifiquem a complexificação atribuída aos “modos de fazer” nos trabalhos científicos. Para subverter essa racionalidade, corrente no universo acadêmico, esta apresentação rompe com a impressão solitária dos traçados metodológicos sendo escrita em grupo, e seguindo a sequência nominal da Organização. Como um coletivo, todos/as se manifestam, revelando-se por crenças, afirmações e entrelinhas.

 


Estudos sociopolíticos da inteligência artificial

Autoria/Organização: Sylvia Iasulaitis e Sérgio Amadeu da Silveira
ISBN: 978-65-5221-024-1
Com o avanço da Inteligência Artificial (IA) e a proliferação de suas aplicações em diversos âmbitos, os atores inteligentes não humanos estão, cada vez mais, tornando-se parte da sociedade contemporânea e impulsionando transformações em diversos aspectos da organização e da realidade social. As disciplinas científicas que estudam o social, particularmente as Ciências Sociais, podem dar sua contribuição para compreensão dos aspectos específicos da digitalização na vida cotidiana, que é um domínio onde a Inteligência Artificial desempenha papel crescente. Nesta coletânea, o intuito é apresentar um conjunto de textos que refletem sobre a Inteligência Artificial a partir de uma perspectiva eminentemente sociológica, partindo-se da concepção de que a IA consiste em um fenômeno social, sendo, ela própria, um ator social não humano.
 


Precisamos dos bens e serviços ecossistêmicos e eles precisam de nós

Autoria/Organização: Lívia Maria Osório de Sousa, Lucianna Marques Rocha Ferreira, Gustavo Henrique Gonzaga da Silva e Joseline Molozzi
ISBN: 978-65-5221-014-2
Ações que poluem e destroem áreas naturais ameaçam os recursos como água e biodiversidade. Para minimizar esses impactos, é essencial a conservação dos bens e serviços ecossistêmicos.

 


A Paraíba e seus problemas. Cem anos depois – Volume 2 – Inéditos

Autoria/Organização: Cidoval Morais de Sousa e Jivago Correia Barbosa
ISBN: 978-65-5221-011-1
O que faz uma obra perdurar durante tanto tempo? A resposta de maior amplitude nos parece ser o fato de que os problemas lá do passado dos inícios do século XX, analisados por José Américo naquele que, então, era seu presente histórico, ainda hoje continuam presentes. As secas, o subdesenvolvimento… é que perduram, e aí se compreende que a interpretação do autor, de 100 anos atrás, continua válida em seus contornos gerais, ainda que não nos específicos. Os mesmos problemas perduram, lamentavelmente, na sociedade brasileira e nordestina, apesar do decurso histórico.
 


A Lei 10.639/03 – Nas encruzilhadas da educação

Autoria/Organização: Andréa Giordanna Araujo da Silva, Ariosvalber de Souza Oliveira e Ivonildes da Silva Fonseca
ISBN: 978-65-268-0039-3
Esta obra tem como objetivo apresentar um conjunto de reflexões sobre os desafios e as possibilidades de uma educação para as relações étnico-raciais e antirracista, tendo como eixo norteador os vinte anos de existência da Lei 10.639/2003. Esse dispositivo legal foi responsável por inserir o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo da Educação Básica e, em 2008, foi complementado pela Lei 11.645/2008 que incluiu a presença Indígena. Portanto, estabelecer reflexões acerca da Lei 10.639/2003 são, antes de tudo, demarcações de um enfrentamento necessários e permanente por uma educação que garanta a justiça social e racial em prol de uma sociedade brasileira mais justa e inclusiva.
 

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