A trilogia Cartas a Paulo Freire – Escritas por quem ousa esperançar, busca contribuir com discussões sobre a atualidade do pensamento de Freire, em linguagem acessível e plataformas abertas, e revelar a boniteza dos saberes, do pensamento e da ação dos que insistem em esperançar um presente sem as correntes do passado e sem medo do futuro.
Celso Furtado (1920-2004) foi um dos mais importantes economistas e cientistas sociais brasileiros. Demonstrou, em sua obra, dentre outras questões, o que significa a relação inseparável entre o pensar e o agir, entre o rigor acadêmico e o engajamento político. A trilogia Celso Furtado – a esperança militante resgata e discute a atualidade do pensamento de Furtado para compreensão e enfrentamento da crise sistêmica que assola o tempo presente e compromete o futuro da humanidade e do planeta.
O selo Substractum publica livros autorais, coletâneas, séries, traduções, dentre outros gêneros, que resultem de estudos e investigações, individuais ou coletivas, e que enfrentem, de modo propositivo, inovador e dialógico, os desafios, as ameaças e as oportunidades da humanidade e o futuro da vida no mundo terra.

Caroá, uma coleção de livros do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB), tem por objetivo publicar e divulgar resultados de pesquisas do próprio PPGECEM e de outros programas de pós-graduação com linhas de pesquisas semelhantes, tanto do Brasil quanto de outros países.
Publicações 2020
Publicações 2019
Publicações 2018
Outros Títulos
Um Convite à Utopia
Literatura e os rastros do sagrado
Autoria: Antônio Carlos de Melo Magalhães & Eli Brandão da Silva
ISBN: 978-85-7879-411-8
Ano de Publicação: 2019
A pesquisa sobre literatura, religião e filosofia tem crescido significativamente nos últimos anos no Brasil, desembocando em teses, dissertações, artigos e livro. A presente coletânea se insere nesse debate e expressa resultados do Grupo de Pesquisa UEPB/CNPq Litterasofia. Hermenêutica Literária em Diálogo com a Filosofia e a Teologia, e de outros pesquisadores convidados para a publicação.
A publicação de um livro é sempre resultado de um trabalho coletivo, algo ainda mais evidente numa coletânea, que culmina com o trabalho sempre cuidadoso que a editora da UEPB tem revelado em suas muitas edições.
Um convite à Utopia – Volume 2
Organização: Cidoval Morais de Sousa
ISBN: 978-85-7879-398-2
Ano de Publicação: 2018
Uma das características do Projeto Convite é que os textos e, consequentemente, as coletâneas editadas não guardam, entre si, relação de dependência ou continuidade; a leitura pode ser feita, sem prejuízos de compreensão, independente da ordem dos capítulos ou da sequência dos volumes. Isso não significa dizer que não exista articulação de sentido entre os textos e que, editorialmente, se observe, por exemplo, vínculos temáticos. Neste volume, por exemplo, três temas fortes se sobressaem: a relação felicidade – desenvolvimento (ou desenvolvimento – felicidade); os desafios da sociedade tecnocientífica na produção do bem estar social e a utopia da justiça social. O Volume 2 traz, também, duas novidades editoriais: a primeira é a inserção de texto em espanhol, o que nos permite ampliar as possibilidades dialógicas com os irmãos do Continente Latino Americano, tendo em vista a difusão do espanhol entre nós e do português entre eles; e a inclusão do que estamos chamando, na coleção, de recomendação de leituras. O projeto está recebendo, para avaliação, recomendações para republicação de textos considerados importantes ao debate sobre a Utopia. Neste volume foram aceitas duas recomendações: uma de Carlos Brandão (IPPUR/UFRJ) e outra de Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo Metropolitano de Natal), como mostraremos a seguir.
Português como língua de acolhimento
Organização: Mônica de Lourdes Neves Santana & Andrea Pacheco Pacífico
ISBN: 978-85-7879-553-5
Ano de Publicação: 2019
Esta apostila tem como fim o ensino da língua portuguesa total e exclusivo para refugiados, solicitantes de refúgio, migrantes com visto humanitário e outros migrantes no território brasileiro, particularmente na Paraíba. Resultante da contínua preocupação com a crise global de migração e refúgio que já atinge o Brasil, especialmente resultante da entrada maciça de venezuelanos, o Núcleo de Estudo e Pesquisa de Deslocados Ambientais (NEPDA) da UEPB, por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, faz-se atuante no acolhimento aos cidadãos de nações vizinhas ou de outros países, promovendo campanhas de solidariedade, ao atuar além do ensino e da pesquisa. Seu conteúdo tem como base a apresentação da nomenclatura de objetos, lugares e coisas abstratas e concretas no idioma português e estimula o aprendiz a saber se comportar e responder a situações que são comuns no dia a dia do brasileiro. A metodologia didática e exemplificada permite ao leitor o contato com a teoria e a prática do ensino do idioma, facilitando a compreensão dos assuntos e fazendo pontos com a realidade.
Objetivos Humanísticos, conteúdos científicos: contribuições da História e da Filosofia da Ciência para o ensino de Ciências
Organização: Ana Paula Bispo da Silva & Breno Arsioli Moura
ISBN: 978-85-7879-578-8
Ano de Publicação: 2019
Propostas para a utilização da História e da Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Ciências (EC) fazem parte das pesquisas em Ensino de Ciências há, pelo menos, cinquenta anos. Desde então, diferentes perspectivas têm sido dadas a esta utilização. Até mesmo a natureza desta “utilização” tem sido diferente. Em alguns casos, a HFC é uma estratégia didática, em outros, um material didático, uma abordagem ou apenas uma introdução ao assunto. Tantos sentidos e significados trazem em comum o quão importante é aproximar a reflexão que se faz nas ditas “ciências humanas” como a história e a filosofia, das “ciências naturais e exatas”, como a física, a química e a biologia.
Ao investigar origens históricas e filosóficas de conteúdos científicos, fica claro que a separação entre “ciências humanas” e “ciências naturais e exatas” não faz sentido. As ciências são, sem distinção, fruto da análise e interpretação do homem sobre fenômenos. Onde tais fenômenos ocorrem, seja na natureza ou em meio à sociedade, implica apenas numa divisão analítica e pragmática, que não encontra ressonância no mundo real, ou seja, não há, efetivamente, qualquer separação, embora convencionalmente se acredite em tal conceito. Mas ao final, o que leva à compreensão do fenômeno é nossa capacidade de analisá-lo amplamente, considerando diferentes olhares, referenciais téoricos, interpretações e influências.
Entre comunicação e mediações: Visões teóricas e empíricas
Organização: Eneus Trindade, Mario L. Fernandes e Juciano S. Lacerda
ISBN: 978-85-7879-568-9
Ano de Publicação: 2019
Mais de 30 anos após a publicação da primeira edição de De los medios a las mediaciones de Jesús Martín-Barbero (1987), o Projeto Procad Capes (Edital 2013) Comunicação e Mediações em Contextos Regionais: usos midiáticos, culturais e linguagens, realizado em cooperação acadêmica entre os Programas de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo-USP (IES Proponente), em Estudos de Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN (IES Associada I) e de Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul -UFMS (IES Associada II) discutem as perspectivas das Mediações como uma Teoria da Comunicação e suas aplicabilidades aos objetos do campo em contextos específicos/locais.
Nesse sentido, a obra aqui apresentada busca oferecer novos olhares à perspectiva teórica da comunicação, a partir da Teoria das Mediações, levando em conta dois grandes movimentos: o local como mediação e as mediações no local. Tal dinâmica registra ações de cooperação acadêmica que resultaram em textos referentes às pesquisas dos professores participantes do projeto, discutidos no I Seminário Avançado Procad USP-UFMS-UFRN – A Cooperação Acadêmica em Ciências da Comunicação, realizado entre 01 e 02 de junho de 2017.
Poiesis do real – Literatura e multiplicidade – Vol. 1
Coleção: Série Literatura & Interculturalidade
Organização: Luciano B. Justino
ISBN: 978-85-7879-575-5
Ano de Publicação: 2019
Poiesis do real: literatura e multiplicidade é um livro que indicia os muitos estratos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Ele surge dos encontros de 2 disciplinas do PPGLI, “Dialogismo e filosofia do intercultural” e “Tópicos especiais: literatura, multidão, subjetividade”, mas se desdobra para além delas, servindo, de certo modo, de enlace teórico-analítico das três linhas de pesquisa do Programa, a saber: Literatura, memória e estudos culturais, Literatura e hermenêutica e Literatura comparada e intermidialidade.
Poiesis do real – Literatura e multiplicidade – Vol. 2
Coleção: Série Literatura & Interculturalidade
Organização: Luciano B. Justino
ISBN: 978-85-7879-573-3
Ano de Publicação: 2019
Poiesis do real: literatura e multiplicidade é um livro que indicia os muitos estratos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Ele surge dos encontros de 2 disciplinas do PPGLI, “Dialogismo e filosofia do intercultural” e “Tópicos especiais: literatura, multidão, subjetividade”, mas se desdobra para além delas, servindo, de certo modo, de enlace teórico-analítico das três linhas de pesquisa do Programa, a saber: Literatura, memória e estudos culturais, Literatura e hermenêutica e Literatura comparada e intermidialidade.
Silenciosos e Adoráveis Alunos – Relatos de uma experiência
Autoria: Irene Ponciano
ISBN: 978-85-7879-522-1
Ano de Publicação: 2019
Esse trabalho foi elaborado com a finalidade de passar minhas experiências profissionais com meus alunos surdos, para pais, educadores e para todos aqueles que, de uma forma ou de outra, têm interesse ou se preocupam com o surdo em quaisquer circunstâncias que o mesmo esteja inserido. Espero que a minha intenção seja válida, no sentido de colaborar e enriquecer a criatividade de educadores que, como eu, têm a preocupação em desenvolver um trabalho responsável e produtivo na área da educação de surdos.
I Jornada de Direito Empresarial
Organização: Emilly da Silva Alves, Jubevan Caldas de Sousa, Luciano do Nascimento Silva, Maria Luiza Soares dos Santos & Rayane Félix Silva
ISBN: 978-85-7879-503-0
Ano de Publicação: 2018
Dentre os diversos ramos do Direito, o Direito Empresarial, apesar do seu atual crescimento, é dos menos debatidos no universo acadêmico local, talvez isso ocorra devido ao fato de que em nosso país a obrigatoriedade da disciplina nos cursos de Direito é algo recente. Destarte, uma vez que versa sobre questões relevantes das relações jurídicas ligadas à atividade empresarial, merece, desta forma, um espaço significativo para debate sobre temas pertinentes e controversos.
Atentos à necessidade de criar um ambiente em que os alunos do curso possam aprofundar e disseminar o conhecimento obtido ao longo da sua formação acadêmica, assim como propagar suas ideias e pensamentos acerca dos mais variados posicionamentos que os Tribunais Superiores Pátrios vêm tomando, bem como os doutrinadores e a comunidade jurídica de maneira geral, foi criado o projeto “Jornadas Acadêmicas”.
Gestão Empresarial e Planejamento Tributário
Organização: Rafaela dos Santos Jales
ISBN: 978-85-7879-552-8
Ano de Publicação: 2019
O Direito Tributário traz um vasto e interessante campo de estudo, posto que trata de uma relação jurídica complexa, a relação Fisco – Contribuinte. De um lado desta relação obrigacional se encontra o Estado, com o seu interesse e necessidade arrecadatórios e, do outro, o particular, sabendo que deve se submeter às exigências do Fisco, mas procurando, sempre que possível, proteger o seu patrimônio da tributação eventualmente arbitrária e excessiva.
Discutir as questões tributárias é algo, pois, sempre relevante e necessário e, neste intuito, foi que se realizou o I Congresso Paraibano de Estudos Tributários, evento ocorrido nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2018 e que contou com a participação de mais de 500 congressistas que se reuniram no auditório do Tribunal do Júri do Fórum Afonso Campos, na cidade de Campina Grande/PB, para ouvir e debater sobre temas atuais e polêmicos envolvendo esta área do Direito.
<
Cartografia da Folkcomunicação O pensamento regional brasileiro e o itinerário da internacionalização – Volume 1
Organização: Itamar de Morais Nobre & Maria Érica de Oliveira Lima
ISBN: 978-85-7879-444-6
Ano de Publicação: 2019
A proposta desta publicação é uma iniciativa das parcerias entre nós, organizadores e autores como membros do Grupo de Pesquisa Ecomsul – Epistemologias e Práticas Transformadoras e Emergentes em Comunicação, Cultura e Mídias; do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; do Programa de Pós-graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Ceará e, especialmente, como membros da Rede Folkcom – Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação. Destacamos também o apoio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom – via Grupo de Pesquisa (GP) Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade – cujo ambiente nos proporciona, anualmente, importantes discussões e apresentações de pesquisas muitas destas postas neste livro para que tenhamos um alcance e sistematização bem mais alargados.
<
Nuances da Linguagem de Uso – Coleção Linguagens em Uso
Organização: Paulo Vinícius Ávila Nóbrega
ISBN: 978-85-7879-502-3
Ano de Publicação: 2018
A idealização deste livro surgiu após a minha participação na Conferência Internacional de Estudos da Linguagem (CIELIN 2017), ocorrida nos dias 16 a 20 de outubro de 2017, na Universidade de Brasília (UnB). Momento oportuno para conhecer alguns autores colaboradores para a produção desta obra especial. Digo isso, pelo fato de reunir profissionais de diversas instituições brasileiras e de uma universidade portuguesa, cujo interesse tem se pautado nas nuances da linguagem de pessoas com distúrbios de linguagem, em contextos interativos. Além disso, é uma obra exímia, por dar visibilidade aos movimentos desses sujeitos tão hábeis na linguagem, como qualquer outro poderia ser.
O Nordeste e seus desafios
Organização: Rosilene Dias Montenegro
ISBN: 978-85-7879-533-7
Ano de Publicação: 2019
O presente livro é um dos resultados do Encontro dos Bispos do Regional Nordeste 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizado em 28 e 29 de novembro de 2006, na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba. Esse evento teve como principais objetivos comemorar os cinquenta anos do histórico Primeiro Encontro dos Bispos do Nordeste, ocorrido entre 21 e 23 de maio de 1956 e fazer um balanço crítico da história dessa região após meio século desse acontecimento histórico. Comemoração justificada pela contribuição fundamental do encontro de 1956 que reuniu os Bispos do Nordeste e mobilizou a sociedade civil organizada para discutir e propor um conjunto de reivindicações para a mudança da orientação política dos governos federais em relação à região Nordeste do Brasil.
A Escrita da voz e do nome: Sócrates e Meleto na Apologia de Platão
Autoria: Antonio de Brito Freire
ISBN: 978-85-7879-544-3
Ano de Publicação: 2019
OS AVANÇOS GLOBAIS E A APROXIMAÇÃO das pessoas com os livros são perceptíveis do ponto de vista da evolução tecnológica. Na revolução midiática, a dinamicidade com que os diálogos no oral e no escrito evoluem tomam proporções ou dimensões outras, as quais refazem todo o conceito de como se processa a comunicação humana com determinadas obras ao longo dos tempos.
Para adentrarmos esse debate sobre a “máquina de guerra” e o Estado que se enfrentam e estão incrustados e imbricados tanto nas ações de Sócrates quanto nas ações de Meleto é importante percebermos que esta ambivalência que comanda a alma desses personagens também integra as ações do próprio Estado.
Diálogos Silenciosos
Autoria: Flávio Romero Guimarães
ISBN: 978-85-63984-65-4
Ano de Publicação: 2019
Uma obra literária pode ser considerada uma produção discursiva, histórica e cultural. É um entrelaçamento de vozes que dialogizam socialmente a linguagem, levando em conta a estreita ligação entre língua e sociedade. Essa perspectiva é a pedra angular do pensamento bakhtiniano, cujo conceito de linguagem é construído pelo fôlego filosófico e literário da língua, em ininterrupto e perpétuo devir! Essa dialogicidade se apresenta, não como uma comunicação face a face ou como um diálogo numa narrativa, mas se instaura no tecido discursivo, no sentido amplo do termo, entendido como vasto espaço de lutas entre vozes sociais, como teoriza o pensador russo Bakhtin. Neste sentido, Flávio Romero constrói um tecido literário, a partir de formações dialógicas/ideológicas, (o signo é sempre ideológico), cuja tessitura é elaborada na teia social onde estão inseridos seus interlocutores.
O movimento de 64 na Paraíba – Origens, Assalto ao Poder e Repressão
Organização: José Octávio de Arruda Mello & Victor Raul da Rocha Mello
ISBN: 978-85-7879-515-3
Ano de Publicação: 2019
Embora, com a democracia brasileira em consolidação, seja tempo de esquecer e não rememorar 1964, permanece de pé questão que ora nos ocorre: o golpe militar de cinquenta e quatro anos atrás, ocorreu a 31 de março ou primeiro de abril?
É claro que, tanto numa quanto noutra alternativa, a questão é secundária, visto que a História, em sua versão mais consequente, não se compõe de datas mas acontecimentos que, interligados, estabelecem o que se denomina processo histórico.
Noutras palavras, a História comporta mais o processo que os fatos, sendo estes da clara predileção dos espíritos menores.
A educação popular nos tempos da ditadura O método Paulo Freire, a Justiça fardada e as reações conservadoras
Autoria: Afonso Celso Scocuglia
ISBN: 978-85-7879-501-6
Ano de Publicação: 2018
No rol das experiências mais importantes da utilização do que ficou conhecido como “Método Paulo Freire” de alfabetização de adultos, ainda não ganhou o destaque que merece a Campanha de Educação Popular (CEPLAR) realizada na Paraíba/Brasil entre 1962 e 1964. Pioneira nos estudos e na aplicação ampliada das propostas do grupo do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife (SEC-UR), liderado por Paulo Freire, a CEPLAR deveria figurar no mesmo patamar qualitativo do Movimento de Cultura Popular (MCP) de Recife/Pernambuco. Como ação educativa galvanizou esforços múltiplos que abrangeram desde os primeiros contatos com a equipe do SEC-UR à realização dos círculos de cultura (que contaram com aproximadamente 4000 alfabetizandos, distribuídos em 135 grupos no final de 1963) até serem extintas as duas sedes localizadas em João Pessoa e Campina Grande pelos golpistas civis/militares em abril de 1964. Seus dirigentes amargaram ainda as tentativas de incriminação por “subversão comunista” quando submetidos ao Inquérito Policial Militar (IPM 70/64) realizado no âmbito do IV Exército entre 1964 e 1969.
Celso Amorim: entre virtudes e vocações
Organização: Carlos Enrique Ruiz Ferreira & Daniel Afonso da Silva
ISBN: 978-85-7879-557-3
Ano de Publicação: 2019
Conheci Celso Amorim logo depois de ter sido eleito Presidente da República, no pleito eleitoral de 2002, quando estava escolhendo meu Ministro de Relações Exteriores. Foi entendimento na primeira conversa. Encontrei em Celso o patriotismo e a afinidade necessários na concepção de um Projeto para o Brasil. E também vi nele a pessoa certa para exercer a diplomacia ativa e altiva, tão bem resumida pela genialidade do Chico Buarque ao indicar que fizemos, sob as minhas presidências de 2003 a 2010, “(…) um governo que fala de igual para igual: não fala fino com Washington e não fala grosso com a Bolívia e o Paraguai e, por isso mesmo, é respeitado no mundo inteiro”.
O Celso foi, assim, um grande protagonista daquele que provavelmente se configurou como o melhor momento da História Diplomática Brasileira.
Crise, complexidade ambiental e o papel do Direito na gestão hídrica do Nordeste
Organização: Alana Ramos Araújo, Belinda Pereira da Cunha, Germana Parente Neiva Belchior & Talden Farias
ISBN: 978-85-7879-494-1
Ano de Publicação: 2019
A escassez de água no Nordeste brasileiro acompanha sua história, narrada nas descrições das fazendas abandonadas; das cabeças de gado morto e das costelas a mostra da cativante cadela Baleia, fiel ao destino trágico que a fome, a sede e o êxodo impõem. Se os avanços tecnológicos, políticos e sociais puderam arrefecer esse drama, paira nova ameaça. As mudanças climáticas que, inobstante esforços de mitigação, resultará em impactos inevitáveis, tais como a redução de disponibilidade hídrica em certas áreas, como a do Nordeste.
Desde os anos 90, o conhecimento científico sobre o tema das mudanças climáticas e os esforços de lhe estabelecer uma governança ganham corpo. Mas trata-se de tema caracterizado pela complexidade: resultado de ações e práticas realizadas por fontes difusas, espalhadas por várias partes do globo terrestre num espaço temporal de pelo menos dois séculos. Tão complexa como as causas são os impactos e efeitos do problema.
Teoria Elementar dos Números e suas aplicações em várias situações do cotidiano – Ao alcance dos alunos do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio
Autoria: Sebastião Vieira do Nascimento (Sebá)
ISBN: 978-85-7879-538-2
Ano de Publicação: 2019
No dia em que este livro chegar às livrarias, o caro leitor (ou aluno) irá perguntar a si mesmo: “se já existem no Brasil tantos livros escritos sobre a matemática dos Ensinos Fundamental e Médio, por que mais um livro?” Já que existem vários motivos para uma pessoa escrever um livro, é difícil responder à pergunta formulada acima.
No meu caso, porém, existiam dois motivos fortes para escrever o presente livro. O primeiro, uma preocupação antiga com o que chamo certos autores de verdadeiros massacradores de cérebro. E o segundo, em virtude da literatura existente em língua portuguesa sobre a matemática dos Ensinos Fundamental e Médio aplicada à vida, apresentar livros excelentes em determinados assuntos ou incompletos em outros. Desse modo, torna-se necessário o leitor (ou aluno) recorrer às diversas obras existentes para obter um embasamento total da matéria.
Justiça de Transição e Ministério Público: O papel do Ministério Público Federal brasileiro no debate do controle de convencionalidade sobre a lei de anistia
Autoria: Heloísa Rocha
ISBN: 978-85-7879-542-9
Ano de Publicação: 2019
O trabalho de Heloísa Clara Araújo Rocha Gonçalves intitulado JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO E MINISTÉRIO PÚBLICO: o papel do Ministério Público Federal Brasileiro no Debate do Controle de Convencionalidade sobre a Lei de Anistia retrata uma reflexão importantíssima para os tempos atuais. A Invenção dos Direitos Humanos como pensada pela historiadora norte-americana Lynn Hunt exprime uma experiência sensitiva de humanidade que torna os últimos duzentos anos da história humana uma época diferente e bastante complexa. Não se trata de um reconhecimento sem luta e sem obstáculos para a consolidação de um modelo de compreensão universal de Direitos Humanos. Vícios na origem do modelo de Declaração dos Direitos do Homem já demonstravam quanto seria longa a luta em torno desta “universalização”, pela ausência do reconhecimento dos Direitos Humanos de vários sujeitos sociais: negros escravos, mulheres e crianças. As primeiras Declarações de Direitos proclamavam estes como verdades auto-evidentes, embora a situação exija observar que historicamente eles somente foram possíveis pelo compartilhamento de experiências, ideias e sensações entre vários sujeitos sociais que lhes permitiram construir outro contexto social e, logicamente, muita luta neste cenário de transformações sociais e políticas.
Diálogos do Direito Hodierno – Estudos em Homenagem ao I Congresso Internacional Europeu Brasileiro de Direito do Trabalho de Campina Grande
Organização: Francisco de Assis Barbosa Junior & Fábio Severino Nascimento
ISBN: 978-85-7879-554-2
Ano de Publicação: 2019
O I Congresso Internacional Europeu Brasileiro de Direito do Trabalho de Campina Grande ocorreu na sede da FIEP (Federação das Indústrias do Estado da Paraíba) entre nos dias 28 de fevereiro e 01 de março de 2018, sendo fruto de uma parceria pública firmada entre o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, o Ministério Público do Trabalho da 13ª Região e a FURNE – Fundação Universidade Estadual do Nordeste. A temática pensada e aprovada pelas instituições para o evento foi a “Reforma Trabalhista Comparada: o trabalho do presente e do futuro”.
Saúde do Trabalhador: A efetividade da proteção coletiva
Autoria: Clésia Pachú & Colaboradores
ISBN: 978-85-7879-479-8
Ano de Publicação: 2019
No contexto das universidades públicas brasileiras, a Universidade Estadual da Paraíba sinaliza, ao institucionalizar o Núcleo de Educação e Atenção em Saúde no ano de 2013, a inclusão da participação social na construção de uma estrutura que aproxima política e administração. Desta forma, a presente abertura política à participação social favorece a concretização da tríade universitária ensino, pesquisa e extensão, compreendida como fundamental na formação de futuros profissionais. Conforme entendimento da autora, a real vivência na academia, refere-se à produção do conhecimento eficiente e capaz de desenvolver habilidades e potenciais úteis no âmbito profissional e pessoal, produto da realização de atividades que ressignifiquem e vitalizem o potencial transformador social do universitário. Tornar ciente a sociedade do modo pelo qual essa produção é realizada, incluindo suas políticas e práticas, se faz necessário.
Rios e Homens – Cursos Transformados na Relação Sociedade-Natureza
Organização: Sérgio Murilo Santos de Araújo
ISBN: 978-85-7879-477-4
Ano de Publicação: 2017
Quando um rio atravessa uma cidade logo se pensa na sua função social, natural e paisagística. Mas o que é um rio na cidade? Desde tempos remotos os rios tem sido alvo de ações humanas, e em tais ações sendo transformado através de relações. Às vezes, em relações harmônicas e, muitas vezes, desarmônicas. Estas últimas decorrendo de que o rio se torna “uma pedra no meio do caminho”. Como diz o poema de Carlos Drumond de Andrade: “No meio do caminho tinha uma pedra/ tinha uma pedra no meio do caminho/ tinha uma pedra/ no meio do caminho tinha uma pedra”. Neste livro podemos fazer uma comparação e modificar parte do poema, mas não muito, como: “No meio do caminho tinha um rio/tinha um rio no meio do caminho/ tinha um rio/ No meio do caminho tinha um rio”. Mas, o rio também é caminho e a cidade pode ser a pedra.
Conhecimento, sociabilidade e humanidade – Prenúncios de um novo tempo
Organização: Verônica Almeida de Oliveira Lima, Robéria Nádia Araújo Nascimento e Joaquim José Jacinto Escola
ISBN: 978-85-7879-382-1
Ano de Publicação: 2019
Hoje, a educação enfrenta o impacto e a perplexidade de um contexto social em que a cultura da informação, permeada por uma oferta desenfreada de meios e suportes, traz a esperança da convergência ao mesmo tempo em que os destinos humanos sentem falta das interfaces, abraços e entrelaçamentos. Para pensar tal conjuntura, este livro partiu dos seguintes questionamentos: como a educação suscita novas formas de sociabilidade? De que modo pode relacionar a cognição e o afeto na busca do conhecimento? Como as tecnologias informacionais produzem o compartilhamento de saberes e podem valorizar as dinâmicas interativas nos processos de aprendizagem sem escamotear o protagonismo humano? Assim, os artigos aqui reunidos constituem tentativas de ultrapassar os reducionismos das fronteiras disciplinares, discutindo noções de cultura, formação, tecnologias, redes sociais, tradição, categorias que nos auxiliam a compreender/fomentar uma sociabilidade menos virtual que contribua para um mundo real menos fragmentado.
O esporte amador em telejornais esportivos interioranos: um estudo sobre os programas produzidos em Campina Grande-PB – Coleção Substractum
Autoria: Raul Ramalho
ISBN: 978-85-7879-530-6
Ano de Publicação: 2018
O processo de intensificação da globalização vivenciado na atualidade, no qual, pelo menos teoricamente, não existem mais fronteiras entre as culturas e na comunicação mundial, trouxe consequências para praticamente toda a sociedade. Mas, por outro lado, a globalização criou uma resistência a essa imposição de culturas. Cabral (2006) observa que terminou acontecendo um fortalecimento do local em oposição ao global. E é na mídia que as teias da globalização materializam-se mais fortemente, como explica Barbero (2003). Dentro desse contexto, as comunicações midiáticas exercem papel fundamental, tanto na globalização, quanto no fortalecimento dos sentimentos locais, contribuindo para a fixação da identidade de um povo.
Nesse sentido, surge a necessidade de se entender as diversas maneiras com que as mídias locais / regionais produzem e veiculam conteúdos para o público, percebendo, assim, como se dá a relação desse tipo de comunicação com quem consome a informação e buscando compreender se essa informação realmente é direcionada para as pessoas que fazem parte da localidade na qual determinado meio de comunicação está inserido.
Reforma Trabalhista – Primeiras Impressões
Organização: Rosangela Tremel & Ricardo Calcini
ISBN: 978-85-7879-529-0
Ano de Publicação: 2018
Todos os dias o sol cumpre seu ciclo iluminando a terra e retirando-se para dar lugar à noite. Todos os dias o ser humano labora, executando seu trabalho com as ferramentas de que dispõe, sejam físicas ou intelectuais. Este é o significado da fotografia escolhida para capa deste e-book, cujo conteúdo é resultado do altruísmo dos estudiosos do direito do trabalho que se dispuseram a jogar as primeiras luzes sobre as mudanças trazidas pela Lei nº13.467/2017, chamada de Reforma Trabalhista.
A ideia da Editora da Universidade Estadual da Paraíba, Eduepb, que deu origem a este projeto, era reunir algumas opiniões sobre os primeiros reflexos deste novo norte legal e, cumprindo sua função social, disponibilizar a todos os interessados.
Eleições, Política e Gestão Pública – Uma coleção de artigos
Organização: Dimitre Braga Soares de Carvalho, Luciano do Nascimento Silva e Rodrigo Costa Ferreira
ISBN: 978-85-7879-540-5
Ano de Publicação: 2018
A obra ora estampada nas páginas digitais, premiadas e recordistas da EDUEPB corresponde ao Congresso nominado XV Just Et Justitia nesta edição apresentado com natureza jurídico-política, formulado, organizado e realizado no âmbito das atividades acadêmico-científicas do Curso de Direito do CERES/UFRN – Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, cidade de Caicó.
O Congresso com tema Juridico-Político XV Just Et Justitia – Eleições, Política e Gestão Pública, recebeu o contributo acadêmico da produção científica de professores internos e externos a IES, de pesquisadores das ciências sociais aplicadas e dos estudantes que participaram, participações apresentadas no formato de artigos sob a orientação acadêmica de um docente, textos que foram submetidos à análise em espaço de GTs – Grupos de Trabalho, à luz de uma banca examinadora formada por 3 (três) professores.
Crime de desaparecimento forçado de pessoas – Análise à Luz da Justiça de Transcrição no Brasil
Autoria: Tiago Medeiros Leite
ISBN: 978-85-7879-424-8
Ano de Publicação: 2018
Milhares são os desaparecidos em todo o mundo, parte considerável na América Latina, e no Brasil não é diferente. Estima-se que cerca de 140 brasileiros ainda estão desaparecidos pelo regime militar, possivelmente por crimes cometidos entre as décadas de 1960 a 1980. Há indícios de milhares de índios que foram mortos e desaparecidos por forças de repressão do regime, ainda não reconhecidos oficialmente. Mesmo após a eleição de um presidente civil e a efetivação da nova Constituição as denúncias de desaparecimentos ainda continuam.
Dessa forma, com este trabalho, pretende-se analisar o crime do desaparecimento forçado de pessoas à luz da Justiça de Transição no Brasil. A análise ocorrerá a partir dos tratados relacionados com o desaparecimento forçado de pessoas até a compreensão do conceito de Justiça de Transição na aplicação ao caso brasileiro, especialmente quanto à possibilidade de submissão ao Poder Judiciário dos crimes ocorridos durante o regime militar e suas consequências no ordenamento jurídico atual.
A Construção da Pesquisa em Estudos da Mídia e Práticas Sociais – Coleção Estudos da Mídia e Práticas Sociais
Organização: Itamar de Morais Nobre, Sebastião Guilherme Albano da Costa & Alice Oliveira de Andrade
ISBN: 978-85-7879-446-0
Ano de Publicação: 2017
Este título é um resultado do componente “Estudos da Mídia e Práticas Sociais”, vinculada à grade curricular do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cursada por mestrandos e doutorandos. A proposta é que seja um primeiro volume da Coleção Estudos da Mídia e Práticas Sociais, cujo título faça jus ao nome do componente – oferecido anualmente pelo programa, em geral no segundo semestre. A ideia é que essa publicação tenha continuidade a cada edição da mesma, sendo uma obra organizada pelos docentes da disciplina, com a participação de algum(a) aluno(a). As temáticas são diversas, dentro das áreas de interesses dos alunos da pós-graduação, como temas próximos dos seus projetos de pesquisas e dos seus orientadores.
Atualizações na Profissionalização Docente:PIBID/UEPB
Organização: Paula Almeida de Castro
ISBN: 978-85-7879-491-0
Ano de Publicação: 2018
O PIBID conduziu novas práticas, no campo da formação de professores, que fomentaram melhorias nos processos de ensino e aprendizagem redefinindo a participação das IES no universo da escola. Cada um dos sete objetivos indicam que a formação de professores ganhou novos contornos que incentivaram a atuação dos licenciandos nas escolas públicas e aproximaram as discussões sobre a teoria e a prática relacionadas à educação básica e a formação de professores. Na esteira das ações do PIBID, às licenciaturas foi possível remodelar a atuação dos alunos para além das atividades de estágio curricular. Foi possível repensar a atuação nas escolas com propostas integradoras para os professores e os licenciandos.
Audiência de Custódia e Cultura do Encarceramento – Um recorte de violência institucional no Sistema Prisional Brasileiro
Autoria: Manuel Maria Antunes de Melo
ISBN: 978-85-7879-507-8
Ano de Publicação: 2018
A cultura do encarceramento aqui tratada é aquela sob a qual amplos segmentos da população vivem parte de suas vidas, formam suas visões de mundo, entrando em negociações e interações com outros indivíduos, num intenso processo de intersubjetividade dialética.
O estudo desta temática mostra-se urgente quando se considera que o modelo de encarceramento praticado no Brasil, forjado sob o signo das matrizes do patrimonialismo, da escravidão e da exclusão, consagrou um padrão organizacional e estrutural de estabelecimentos penais que são o retrato da violação de direitos das pessoas encarceradas, retroalimentando um ciclo de violências que se projeta para toda a sociedade.
Entre a diplomacia ambiental e a intervenção humanitária – Sanções econômicas para redução de risco de desastres
Autoria: Valéria Fernandes de Medeiros
ISBN: 978-85-7879-423-1
Ano de Publicação: 2018
A autora da presente obra parte da premissa de que, além das perdas humanas irreparáveis, as catástrofes importam igualmente em exorbitantes prejuízos econômicos, razão pela qual, ela propõe uma reflexão sobre o recurso a sanções internacionais econômicas em suporte aos objetivos de prevenção, mitigação, respostas de emergência, compensação, reconstrução em relação aos desastres. Objetivos estes que são hoje vislumbrados no tratamento do tema de maneira ampla.
Responsabilidade Civil das Academias de Ginástica por Atos do Personal Trainer
Autoria: Felipe Crisanto M. Nóbrega
ISBN: 978-85-7879-469-2
Ano de Publicação: 2017
Diante desse quadro “louco” por alcançar resultados, fica a pergunta: Como me proteger como consumidor? Como me proteger como personal trainer? Como me proteger como proprietário de academia de ginástica?
O livro Responsabilidade Civil das Academias de Ginástica Por Atos do Personal Trainer responde, muito bem, todas es