5.3 Conselho Editorial
<
Conselho Editorial
Prof. Dr. Alberto Soares de Melo
Presidente do Conselho Editorial
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa – UFV (1994), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutorado em Recursos Naturais pela UFCG (2007). Pós-doutorado Sênior na área de Engenharia Agrícola pela UFC (2021-2022). Foi professor da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC (1999-2000). Foi bolsista de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq e Professor da Universidade Federal de Sergipe, lotado no Departamento de Engenharia Agronômica (2001-2005). É professor Associado IV da Universidade Estadual da Paraíba (2005-atual). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Agrárias (PPGCA-UEPB) de 2010 a 2020. Em janeiro de 2024, assume novamente a coordenação do PPGCA-UEPB (Mestrado e Doutorado), Conceito 5. É docente do PPGCA da UEPB/Embrapa Algodão e colabora com o Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da UFCG. É bolsista do CNPq – PQ 2 desde 2014. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola/Engenharia Agronômica, atua nos seguintes temas: Ecofisiologia de Plantas Cultivadas em Ecossistema do Semiárido, Manejo de Irrigação em Fruticultura Tropical e Culturas Anuais, com ênfase no uso eficiente da água, elicitores no mecanismo do estresse abiótico e diagnóstico de estresse vegetal por termografia. Participa da Rede de Pesquisa Feijão-Caupi liderada pela Embrapa Meio-Norte, com interação de diversos Pesquisadores do Brasil e do exterior. É líder do Grupo de Pesquisa Ecofisiologia de Plantas Cultivadas. É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Agricultura Sustentável no Semiárido Tropical, sendo coordenador do Núcleo da UEPB. Atua como Membro do Conselho Editorial do Discover Plants pertencente à Springer-Nature. Também é Editor Associado da Frontiers in Plant Science, seção Plant Abiotic Stress. Atuou como Editor Convidado da revista Plants (ISSN 2223-7747; JCR 4,1; CiteScore 7,6), Agriculture (ISSN 2077-0472; JCR 3,6; CiteScore 6,3). Ainda na atuação de C, T I, entre 2012 e 2018, participou da Comissão de Avaliação de Programas de Pós-graduação da área de Ciências Agrárias I da CAPES. Atua como membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica da UEPB, UFCG e Embrapa Algodão. É Diretor e Conselheiro Editorial da Editora Científica da UEPB. Também colabora como revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais na área de Ciências Agrárias I. Nos últimos 10 anos, tem atuado como assessor Ad Hoc em órgãos de fomento (CNPq, CAPES, FACEPE e FAPESQ-PB) e de pesquisa (INSA). Em busca da Base Scopus, 10 de outubro de 2025, as métricas indicam 102 artigos com 1.155 citações e índice H=20.
Profa. Dra. Alessandra Ximenes da Silva
Professora. Associada, atuando na Graduação e Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba. Possui graduação (1987), Mestrado (1997) e Doutorado (2013) em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Política de Saúde e Serviço Social (NUPEPSS). Coordenadora da Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba. Integrante da Coordenação do Grupo Temático de Pesquisa (GTP) em Serviço Social e Política Social da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), nos períodos (2019-2022), na coordenação, (2023-2024) coordenação ampliada e (2025-2026) coordenação. Tem experiência na área de Políticas Sociais, com ênfase na Política de Saúde, Estado, Crise Capitalista e Contrarreformas .
Prof. Dr. Antonio Roberto Faustino da Costa
Doutor em Educação, mestre em Biblioteconomia e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Educação e Cultura e suas interfaces: teoria e metodologia da comunicação, jornalismo, folkcomunicação, cultura popular, educação a distancia e práxis educativo-coletiva. Emails: robertofaustino@gmail.com – robertofaustino@servidor.uepb.edu.br.
Prof. Dr. Cidoval Morais de Sousa
É Bacharel em Comunicação pela Universidade Estadual da Paraíba (1995), estudou Ciências Sociais (1986-90), fez especialização em Sociologia na Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorou-se em Geociências no Instituto de Geociências UNICAMP (2005). Fez estudos de Pós-doutoramento na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em Sociologia da Ciência e da Tecnologia (Enfoque CTS). É professor efetivo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do quadro permanente dos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM), na mesma instituição, e colaborador do PPGCTS da UFSCAR. Estuda, investiga, publica e orienta monografias, dissertações e teses com ênfase nos seguintes temas: Educação, Ciência e Sociedade; Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Regional; Políticas Públicas de Água e Saúde; economia solidária; cidades de pequeno e médio porte. É organizador, coordenador de projetos editoriais temáticos e autor de mais de 20 livros, capítulos e artigos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. Coordena e participa de projetos e redes de pesquisas interdisciplinares, interinstitucionais e internacionais envolvendo questões como o acesso à água, injustiças socioambientais e saúde coletiva. Tem experiência em comunicação midiática (jornal, rádio, revista, televisão, redes sociais), gestão de editoras acadêmicas e edição de periódicos.
Prof. Dr. José Etham de Lucena Barbosa
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (1989), Mestre em Botânica Cryptogâmica pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Professor associado da Universidade Estadual da Paraíba onde coordena o Laboratório de Ecologia Aquática (LEAq). Credenciado nos PPGs em Ciência e Tecnologia Ambiental e Ecologia e Conservação (UEPB). Atuado como referee na Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Acta Limnologica Brasiliensia, Ecological Indicator, Biota Neotropica e Anais da Academia Brasileira de Ciência. Dedica atualmente os estudos e orientações a elucidar aspectos limnológicos, mecanismos de funcionamento e gestão da bacia hidrográfica do Rio Paraíba e da biodiversidade aquática com ênfase em Cianobactérias e processos de eutrofização em açudes do Semiárido. (ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4951-1763).
Prof. Dr. José Luciano Albino Barbosa
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1999), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Pós-Doutorado em Desenvolvimento Regional realizado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Blumenau (FURB) no período 2023 – 2024.Professor Associado da Universidade Estadual da Paraíba no departamento de Ciências Sociais, onde leciona componentes curriculares na área de Teoria Antropológica para o Curso de Licenciatura em Sociologia. Pró-Reitor de Orçamento e Planejamento da Universidade Estadual da Paraíba (2016 a 2020), onde atou na área de governança pública, convênios e transparência. Investiga as dinâmicas sociais e econômicas da universidade pública de bases regionais. Atualmente, é Chefe de Gabinete da Reitoria da UEPB. . Estuda sobre o Nordeste brasileiro, tanto em relação aos aspectos antropológicos e literários de sua construção enquanto enunciado e valores, quanto sobre os processos políticos e econômicos de maior destaque, a exemplo da Guerra de Canudos, a formação da Sudene e o último ciclo econômico de desenvolvimento de 2003 a 2014. Ainda sobreo Nordeste brasileiro, estuda sobre a dimensão social e política da Igreja Católica, principalmente a relação entre a mesma e os Movimentos Sociais. No campo de estudos sociológicos tem construído relações entre Sociologia e Literatura Brasileira. Desenvolve desde 2005 estudos sobre o setor da cachaça e a cultura de engenho na Paraíba. É faixa preta de karatê. Presidente do Conselheiro do Conselho Estadual de Educação da Paraíba a partir de maio de 2025.
Profa. Dra. Melânia Nóbrega Pereira de Farias
Possui graduação em Ciências Sociais (bacharel em Antropologia) pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2017). Atualmente é professora efetiva T-40 DE da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VI e Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa da Instituição. Também é professora permanente do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional PROFSOCIO/UFCG/CDSA. Vice Líder do grupo de pesquisa intitulado Núcleo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade e Cultura (NEPEC) (UACIS/CDSA/UFCG) cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnicidade, questões étnico-raciais, identidade negra, cultura e educação, políticas de ação afirmativa no campo da Educação (cotas étnico-raciais no ensino superior), heteroidentificação, cultura e linguagem, leitura interdisciplinar da obra literária e educação e direitos humanos.
Profa. Dra. Patricia Cristina de Aragão
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1989), Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1990), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007).Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal de Campina Grande PPGH UFCG . Atualmente é professora titular da Universidade Estadual da Paraíba, atuando no curso de História, no Mestrado Profissional em Formação de Professores e no Mestrado de Serviço Social. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História prática pedagógica e Formação de Professor. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Juvenil, História e Cultura Afro-Brasileira, Literatura de Cordel, Interculturalidade, ensino de história, História da Educação, Migrações, Formação de Professor e Educação do campo. Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena Neabí – UEPB campus I da Universidade Estadual da Paraíba. Membro do IPEASA – Instituto de Pesquisa em Estudos Culturais e Ambientais Sustentáveis da Amazônia. É associada a Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação em Pesquisa. Membro do Núcleo de Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Comunitária Infanto- Juvenil NUPECIJ da UEPB.UAMA – Universidade Aberta à Maturidade
Acesso à Informação
