EDUEPB

EDUEPB

Editora da Universidade Estadual da Paraíba

E-books


Quando os periféricos entram em cena – Tempo e memória na ditadura militar brasileira

Autoria/Organização:Natália Batista
ISBN: 978-65-5221-053-1
A peça O Último Carro, espetáculo do Grupo Opinião, com texto e direção de João das Neves foi escrita em 1964, mas estreou apenas em março de 1976. A montagem fez temporada no Rio de Janeiro e em São Paulo e alcançou sucesso de crítica e público, recebendo mais de vinte premiações. Em outras palavras, foi um dos grandes eventos da cena teatral brasileira dos anos 1970. O livro de Natalia Batista, fruto de uma tese de doutorado no Programa de História Social da USP, vai além da análise da montagem e seu contexto. Procura dar conta de um verdadeiro projeto autoral do lendário Grupo Opinião e de João das Neves, em particular, que ocupou um arco de tempo que remete ao contexto de 1964, até finalmente encontrar uma tradução cênica impactante em 1976. Para dar conta deste arco de tempo, Natalia Batista mobiliza o conceito de “peça-processo”, que não diminui o impacto da obra enquanto “peça-evento”.

 


Constelações [Latus]

Autoria/Organização: Rildo Felix da Silva e Antônio de Brito Freire
ISBN: 978-65-83083-13-5
O livro “Constelações” revela-nos uma imagem literária com uma margem povoada por marginais ora espertos e ora espetados na conjuntura política do dia a dia. Por isso mesmo, os poetas buscam com toda ira de suas mensagens abordar a foça do atraso que acometeu sua nação nos anos de políticas exdrúxulas contra as quais se debruçam para destruí-las com suas sólidas palavras poéticas…

 


1924-2024 – CENTENÁRIO DO PRÉDIO DO GRUPO ESCOLAR SÓLON DE LUCENA/FURNE/MAAC

Autoria/Organização: Josemir Camilo de Melo
ISBN: 978-65-5221-073-9
O prédio da FURNE, antigo Grupo Escolar Sólon de Lucena, foi projetado pelo arquiteto italiano Hermenegildo Di Lascio e inaugurado em 1924. O edifício é de um momento que nós chamamos de ecletismo. Essa arquitetura foi comum entre o final do século XIX e começo do século XX, e representou os avanços da recente sociedade urbana e industrial. Muitos materiais de construção passaram a ser fabricados em série, principalmente na Europa e depois nos Estados Unidos, e importados por países como o Brasil: tijolos, telhas, vidros, elementos de ferro, móveis, papéis de parede etc.

 


Educação, Ciências Humanas e Linguagens – Práticas de Ensino, Fundamentos e Pesquisa na Formação Docente

Autoria/Organização: Allyson Pereira de Almeida e Iolanda Barbosa da Silva
ISBN: 978-65-5221-084-5
A presente coletânea resulta de uma iniciativa do Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba na qual são divulgadas as produções científicas de professores, estudantes e técnicos do Centro de Educação (CEDUC) e da Faculdade de Linguística, Letras e Artes (FALLA). Organizamos o segundo volume de textos no intuito de apresentar, a cada leitor os resultados obtidos das pesquisas realizadas por integrantes do CEDUC e da FALLA, agradecendo desde já a cada uma pela sua contribuição. Desejamos a todos uma excelente leitura e esperamos que as discussões aqui realizadas suscitem, em cada um, a admiração e o espanto, instrumentos essenciais para a leitura, produção, escrita e pesquisas científicas.

 


Ensino de Ciências para os Cinco Domínios do Letramento Científico

Autoria/Organização: Maria Josiane da Silva Nery e Paulo César Geglio
ISBN: 978-65-5221-069-2
O letramento científico é um processo multidimensional. A partir de um olhar pelas lentes do materialismo histórico e dialético, é possível ver que suas dimensões se posicionam em dois lados antagônicos e complementares – um técnico/objetivo e outro sociocultural/subjetivo. Esse livro apresenta um processo educacional que se fundamenta na Pedagogia Histórico-Crítica para articular ambos os lados, de modo que no ensino de ciências a produção do letramento científico seja efetivada de modo integral, contemplando tanto a compreensão dos conceitos e procedimentos científicos quanto a reflexão crítica sobre suas implicações sociais, culturais e ética. Somente com essa articulação é possível forma sujeitos capazes de intervir de maneira consciente e transformadora na realidade, promovendo uma atuação social mais justa e fundamentada no conhecimento científico.

 


Educação Popular e Direitos Humanos – Diversidade de Sujeitos e Territórios

Autoria/Organização: Ana Celia Silva Menezes, Maria Margareth de Lima, Ynakam Luis de Vasconcelos Leal & Orlandil de Lima Moreira
ISBN: 978-65-5221-080-7
O debate sobre Educação Popular e direitos humanos é parte integrante da memória de luta e organização dos movimentos sociais, bem como das pesquisas e reflexões acadêmicas. Apresentar neste e-book uma coletânea de artigos sobre essas temáticas nos permite evidenciar a necessidade e a importância de continuarmos contribuindo com essa reflexão, situando-a no contexto contemporâneo, sem perder de vista a história e a memória da luta social, onde as práticas educativas populares e a defesa dos direitos humanos sempre estiveram presentes, atuando conjuntamente no enfrentamento do desrespeito aos direitos e na violência perpetrada pelo Estado. Isso inclui práticas como tortura, desaparecimento e até a morte de lideranças políticas, sindicais e militantes de movimentos sociais que se opunham ao fim da democracia e à instalação de um regime autoritário civil-militar (Arns, 1991).

 


Campina, GRANDE por ELAS

Autoria/Organização: Maria Augusta Reinaldo, Maria Auxiliadora Bezerra, Nadja Maria da Silva Oliveira, Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas e Yara Macedo Lira
ISBN: 978-65-5221-020-3
Prezado leitor, o livro que ora você tem em mãos apresenta um conjunto de fatos e emoções relatados por mulheres entusiasmadas e entusiasmantes que colaboram ou colaboraram com o engrandecimento de nossa cidade Campina Grande-PB. E por que esse relato? Por razões sentimentais de sua organizadora, a professora Yara Macedo Lyra, que, sendo apaixonada por essa cidade – onde nasceu e sempre viveu até os dias atuais – a ela se dedicou, especificamente na área de educação: professora e empreendedora educacional envolvendo a educação básica e a superior.
Este ano de 2024, Campina Grande completa 160 anos de emancipação política e a professora Yara Lyra, querendo homenageá-la, convida mulheres profissionais de todas as áreas, que marcam presença na história dessa cidade.

 


João Fioravante Volpe Neto – Quem deixa uma vida para a história terá uma história para ser contada pela vida

Autoria/Organização: Teresa Paiva de Oliveira
ISBN: 978-65-5221-070-8
Para tudo há um tempo debaixo do céu, já dizia Salomão. A vida não sai do compasso, eis a ordem natural das coisas. O personagem central deste enredo nunca se preocupou em organizar uma narrativa própria ou até mesmo escrever sua autobiografia. A demência chegou antes que ele sequer expressasse o desejo de ter sua história registrada para a posteridade. Todavia, a vida segue por caminhos tão incertos quanto perfeitos e aquela vontade tantas vezes por nós desconhecida nos conduz a lugares onde encontramos aquilo que é essencial à nossa existência. Ou seja, nada desvia o destino e estamos todos onde verdadeiramente deveríamos estar.
 


Saúde Mental e Profissionais de Saúde – Cuidado e Autocuidado para o (inevitável) encontro com a demanda de violências no Sistema de Saúde

Autoria/Organização: Joana Azevêdo Lima e Josevânia da Silva
ISBN: 978-65-5221-076-0
A violência é um tema comum à todas as pessoas. Quem nunca foi vítima, ou escutou falar sobre isso, ou ainda soube de alguma história envolvendo outras pessoas que provocaram a violência ou sofreram? Tem sempre uma história sobre o assunto no nosso repertório.
Portanto, o objetivo desta Cartilha é reunir informações e conhecimentos necessários para uma atuação segura e de qualidade dos profissionais de saúde quando diante da demanda de violência que adentra as portas dos serviços de saúde, a fim de alcançar melhores condições de desenvolvimento de seu trabalho com o mínimo de dano gerado, reconhecendo, desenvolvendo e priorizando o autocuidado.

 


Amamentar: desenvolvendo o vínculo entre mãe e filho

Autoria/Organização: Isabelle Eunice de Albuquerque Pontes, Anny Karoliny Almeida Vieira, Ana Luiza das Chagas Nogueira, Antônio Braz de Araújo Júnior, Kinbelly Soares Nascimento, Letícia Moura Nóbrega, Raíssa de Oliveira Licarião e Giselda Félix Coutinho
ISBN: 978-65-5221-059-3
O desENVOLVER é um projeto de extensão do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que atualmente acontece nos hospitais da CLIPSI e no ISEA (Maternidade Instituto de Saúde Elpídio de Almeida), todos na cidade de Campina Grande – PB. É desenvolvido dentro da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e Alojamento Conjunto. Seu foco é tornar o período de internação um pouco mais leve, acolhedor e humanizado para o bebê, a mãe, a família e a equipe. O projeto acontece com supervisão dos preceptores, os alunos entram em ação por meio de conversas, tiram dúvidas, ajudam a realizar alguns procedimentos e, assim, auxiliam as famílias a lidar com essa fase tão nova e cheia de desafios. O desENVOLVER é sobre compartilhar conhecimento, humanizar os cuidados e criar uma ponte entre a equipe e os pacientes.

 


Clima, Recursos Hídricos e Planejamento

Autoria/Organização: José Irivaldo Alves Oliveira Silva, Ângela Maria Cavalcanti Ramalho e Cristiane Mansur de Moraes Souza
ISBN: 978-65-5221-058-6
O equilíbrio climático tem sido um grande problema enfrentado pela ciência e a gestão pública. Esse fato está imbrincado com a escassez e abundância de água, os desastres e a falta de planejamento. O que se tem visto é um aumento da temperatura, ondas de calor com mais frequência, aumento do nível do mar, chuvas fora de época e em volumes nunca antes vistos, em todas as partes do planeta. Como se não bastasse os efeitos antropogênicos da ação humana, tem-se uma falta de planejamento baseado na prevenção de danos maiores que possam resultar em perda de vidas humanas e não humanas. A seca e as chuvas intensas estão se tornando cada vez mais frequentes. Isso demanda um grau de planejamento jamais antes visto pelo poder público.
 


Anais do 1º Congresso Brasileiro de Psicongerontologia

Autoria/Organização: Deusivania Vieira da Silva Falcão, Francisco Vitor Soldá de Souza, Josevânia da Silva e Heloísa Gonçalves Ferreira
ISBN: 978-65-5221-060-9
Com o crescente aumento da população idosa no Brasil e no mundo, torna-se necessário ampliar a rede de serviços de atendimento a esse público, sendo um dos grandes desafios, aumentar o número de profissionais com formação qualificada. Na área da Psicologia, já existem muito(a)s psicólogo(a)s que prestam serviços profissionais voltados para as pessoas idosas, mas a maioria tem pouca ou nenhuma formação acadêmica ou experiência formal supervisionada em psicogerontologia (Moye et al., 2019). A psicogerontologia é uma especialidade da psicologia que engloba teorias, pesquisas e práticas relacionadas ao envelhecimento. Aplica conhecimentos e métodos para compreender e ajudar as pessoas idosas, familiares e cuidadores a manter o bem-estar, superar problemas e alcançar o máximo potencial na vida adulta, levando em consideração a diversidade dessa população, as complexas questões éticas que podem surgir na atuação prática e a importância de modelos interdisciplinares de cuidado (APA, 2024).
 


Meio Século Jornalismo – Histórias e Causos

Autoria/Organização: Rackel Cardoso
ISBN: 978-65-5221-045-6
Contar histórias do cotidiano é algo que corre nas veias de um comunicador. Todo jornalista carrega em si um pouco desse amor por espalhar conversas por aí, algumas que transformam o mundo, outras que mudam o nosso dia a dia. Mas todas, sem exceção, constroem, aos poucos, a história que vivemos. Agora, imagine só cinquenta anos dedicados a contar histórias. O curso de Jornalismo da UEPB, como um grande pai, acolhe, abraça, ensina, educa e transforma vidas. E há meio século forma filhos que fazem essa história acontecer.
 


Anais da XXI Conferência Brasileira de Folkcomunicação- Processos folkcomunicacionais e ativismos antirracistas

Autoria/Organização: Guilherme Moreira Fernandes
ISBN: 978-65-5221-036-4
Este livro eletrônico é composto pelas pesquisas selecionadas para apresentação nos Grupos de Trabalho (GT) da XXI Conferência Brasileira de Folkcomunicação. A Folkcom 2023 foi organizada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pela Universidade Federal da Bahia, ocorreu entre 17 e 19 de agosto de 2023. A conferência marcou o retorno da presencialidade, aconteceu nas cidades de Salvador e Cachoeira, reuniu 137 participantes e teve 25 trabalhos aprovados nos quatro GTs. O tema central Processos Folkcomunicacionais e Ativismos Antirracistas foi debatido em três mesas redondas, três conferências e cinco apresentações culturais. A TV UFRB transmitiu o evento e sua memória está disponível no canal da emissora no Youtube.
 


A experiência do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB): lições para o Sistema Único de Saúde

Autoria/Organização: Garibaldi Dantas Gurgel Junior, Mariana Olívia Santana dos Santos, Everton Nunes da Silva e Luciano Bezerra Gomes
ISBN: 978-65-8771-59-3
Este livro apresenta novos estudos sobre a atenção básica e um dos seus mais emblemáticos programas governamentais: o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).
Essa presente publicação agrega uma amostra dos resultados de uma série de pesquisas sobre o PMAQ-AB, contextualizada pelas mudanças na PNAB que marcaram a implementação do SUS no âmbito da atenção básica. A partir da mobilização de vários parceiros institucionais do Grupo de Pesquisa em Governança de Sistemas e Serviços de Saúde-GSS da Fiocruz-PE, essa equipe se junta a outros grupos de pesquisa no Brasil, sob responsabilidade da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), como a Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o objetivo de analisar essa iniciativa de política pública sob diferentes ângulos e dimensões, voltado para compreender essas mudanças institucionais e seus desdobramentos.

 


Dialogando com as Humanidades: Educação e formação integral no IFPB, Campus Campina Grande

Autoria/Organização: Marcelo da Silva Araújo
ISBN: 978-65-5221-057-9
Este livro é uma celebração da pluralidade de vozes e saberes no campo da educação. Ao abordar temas relevantes e atuais, os textos aqui apresentados buscam inspirar educadores, pesquisadores, gestores e estudantes a se engajarem em uma busca contínua por uma educação mais inclusiva, crítica e transformadora. Convidamos você, leitor, a explorar essas reflexões e se unir a este importante diálogo sobre o futuro da educação do Brasil e no mundo.
 


O Sistema de Justiça criminal brasileiro e o laxismo da elite punir os pobres?

Autoria/Organização: Ana Christina Soares Penazzi Coelho
ISBN: 978-65-5221-030-2
Esta obra tem, como objeto de pesquisa, o laxismo da elite criminosa, a partir de uma investigação do teleologismo do sistema penal brasileiro. O problema na investigação está voltado para perquirir sobre a vinculação existente entre punição e estrutura social, buscando verificar se existe um tratamento privilegiado de pessoas oriundas das classes altas e dominantes, traduzido como laxismo penal, de forma a selecionar a conduta criminosa e direcioná-la para as camadas pobres da sociedade, tornando desigual a aplicação da lei, no universo do sistema punitivo.
Nesse sentindo, pergunta-se: É possível que o sistema penal brasileiro selecione as condutas criminosas das pessoas analisando-as sob os moldes da influência de seu estrato social, de maneira a beneficiar os criminosos de colarinho branco, assim denominados de elite do crime, e a etiquetar como “classe perigosa” e, portanto, criminosa, os indivíduos oriundos das camadas sociais marginalizadas?

 


A preceptoria de Estágio Supervisionado na Atenção Primária à Saúde: um guia prático para a educação no serviço

Autoria/Organização: Waleska Fernanda Souto Nóbrega e Cristina Ruan Ferreira de Araújo
ISBN: 978-65-5221-033-3
Qual o real papel do preceptor no estágio supervisionado? De que forma o estágio deve ocorrer para que culmine no efetivo aprendizado do aluno? E se há uma fórmula correta, uma receita de bolo, por que esta não está descrita nos projetos curriculares dos cursos de graduação da saúde? Ou está e não é bem utilizada? Que materiais corroboram com a roteirização e a execução dos estágios supervisionados na saúde?
Com seu enfoque na Atenção Primária à Saúde, são estas as questões que os dez capítulos do presente livro levanta. Talvez não buscando respostas, mas sim estimulando a reflexão do leitor, seja este professor, aluno ou preceptor de estágio.

 


Leituras críticas e abordagens na escola: a obra de Ziraldo em perspectiva

Autoria/Organização: Marcelo Vieira da Nóbrega, Rinaldo José Brandão, Maria do Socorro Moura e Lenilda Cordeiro de Macedo
ISBN: 978-65-5221-056-2
Na educação do século XXI, é imprescindível que os estudantes sejam inseridos em práticas diversificadas de leitura, com uma variedade de textos verbais e visuais, em diferentes níveis de complexidade. Nessa perspectiva, poucos artistas brasileiros foram tão versáteis em sua produção como Ziraldo Alves Pinto, natural do município de Caratinga-MG, e falecido ano passado, em 06 de abril de 2024, aos 91 anos. Jornalista, dramaturgo, desenhista, escritor, caricaturista, chargista, pintor e cronista, Ziraldo ganhou notoriedade com trabalhos que unem qualidade estética e visão crítica da realidade.
 


Entre Lutas e Resistências: Histórias, memórias e perspectivas da esquerda em Campina Grande

Autoria/Organização: Bruno Gaudêncio e Roberto Jefferson
ISBN: 978-65-5221-050-0
É com grande satisfação que entregamos ao público campinense esta coletânea de ensaios, artigos, perfis, relatos e crônicas intitulada “Entre lutas e resistências: histórias, memórias e perspectivas da esquerda em Campina Grande”, constituída por vinte e seis diferentes textos, fruto de extensa pesquisa e dedicação de diversos estudiosos, entre pesquisadores acadêmicos, jornalistas, memorialistas, militantes sociais, todos comprometidos com a história progressista e política da cidade de Campina Grande.
 


Guia Prático para uso da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos e dos procedimentos de eliminação documental

Autoria/Organização: Wellington da Silva Gomes, Tayná Ladislau Rangel, Rebeca de Oliveira Patrício e Ítalo Macêdo Araújo de Medeiros
ISBN: 978-65-5221-022-7
A gestão documental é a chave para garantir a excelência da organização dos documentos em toda a sua abrangência no serviço público, visando não apenas a preservação do patrimônio documental, mas também a eficiência laboral e a transparência nas ações governamentais.

 


Manual de preparo de dentes para prótese parcial fixa

Autoria/Organização: Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro e Manoel Pereira de Lima
ISBN: 978-65-5221-043-2
Para superar as dificuldades de executar os primeiros procedimentos clínicos no paciente, guias práticos têm sido propostos como estratégias educacionais, pois essas ferramentas visam orientar os alunos com um passo a passo dos procedimentos, facilitando a compreensão e o desenvolvimento das habilidades necessárias para a sua execução (Almeida et al., 2016).
 


Metodologias em diálogo – Interfaces Teóricas e Empíricas de Pesquisas em Educação – Volume 2

Autoria/Organização: Robéria Nádia Araújo Nascimento, Patrícia Cristina de Aragão, Augusto Sérgio Bezerra de Oliveira e Givaldo Cavalcanti
ISBN: 978-65-87171-47-0
A metáfora da rede e da (des)ordem de suas tessituras são os fios condutores das palavras que enlaçam os textos de “Metodologias em diálogos”. Assim como ocorreu no primeiro livro, este segundo também é oriundo das interlocuções da disciplina de Metodologia da Pesquisa (linha 2) do Mestrado em Formação de Professores (PPGFP/UEPB). A ideia que norteia ambos os projetos é aglutinar e compartilhar pesquisas, em andamento ou concluídas, que trazem em comum reflexões e enfoques sobre o campo educacional, visando socializar trajetos e convergências, que desmistifiquem a complexificação atribuída aos “modos de fazer” nos trabalhos científicos. Para subverter essa racionalidade, corrente no universo acadêmico, esta apresentação rompe com a impressão solitária dos traçados metodológicos sendo escrita em grupo, e seguindo a sequência nominal da Organização. Como um coletivo, todos/as se manifestam, revelando-se por crenças, afirmações e entrelinhas.

 


Estudos sociopolíticos da inteligência artificial

Autoria/Organização: Sylvia Iasulaitis e Sérgio Amadeu da Silveira
ISBN: 978-65-5221-024-1
Com o avanço da Inteligência Artificial (IA) e a proliferação de suas aplicações em diversos âmbitos, os atores inteligentes não humanos estão, cada vez mais, tornando-se parte da sociedade contemporânea e impulsionando transformações em diversos aspectos da organização e da realidade social. As disciplinas científicas que estudam o social, particularmente as Ciências Sociais, podem dar sua contribuição para compreensão dos aspectos específicos da digitalização na vida cotidiana, que é um domínio onde a Inteligência Artificial desempenha papel crescente. Nesta coletânea, o intuito é apresentar um conjunto de textos que refletem sobre a Inteligência Artificial a partir de uma perspectiva eminentemente sociológica, partindo-se da concepção de que a IA consiste em um fenômeno social, sendo, ela própria, um ator social não humano.
 


Precisamos dos bens e serviços ecossistêmicos e eles precisam de nós

Autoria/Organização: Lívia Maria Osório de Sousa, Lucianna Marques Rocha Ferreira, Gustavo Henrique Gonzaga da Silva e Joseline Molozzi
ISBN: 978-65-5221-014-2
Ações que poluem e destroem áreas naturais ameaçam os recursos como água e biodiversidade. Para minimizar esses impactos, é essencial a conservação dos bens e serviços ecossistêmicos.

 


A Paraíba e seus problemas. Cem anos depois – Volume 2 – Inéditos

Autoria/Organização: Cidoval Morais de Sousa e Jivago Correia Barbosa
ISBN: 978-65-5221-011-1
O que faz uma obra perdurar durante tanto tempo? A resposta de maior amplitude nos parece ser o fato de que os problemas lá do passado dos inícios do século XX, analisados por José Américo naquele que, então, era seu presente histórico, ainda hoje continuam presentes. As secas, o subdesenvolvimento… é que perduram, e aí se compreende que a interpretação do autor, de 100 anos atrás, continua válida em seus contornos gerais, ainda que não nos específicos. Os mesmos problemas perduram, lamentavelmente, na sociedade brasileira e nordestina, apesar do decurso histórico.
 


A Lei 10.639/03 – Nas encruzilhadas da educação

Autoria/Organização: Andréa Giordanna Araujo da Silva, Ariosvalber de Souza Oliveira e Ivonildes da Silva Fonseca
ISBN: 978-65-268-0039-3
Esta obra tem como objetivo apresentar um conjunto de reflexões sobre os desafios e as possibilidades de uma educação para as relações étnico-raciais e antirracista, tendo como eixo norteador os vinte anos de existência da Lei 10.639/2003. Esse dispositivo legal foi responsável por inserir o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo da Educação Básica e, em 2008, foi complementado pela Lei 11.645/2008 que incluiu a presença Indígena. Portanto, estabelecer reflexões acerca da Lei 10.639/2003 são, antes de tudo, demarcações de um enfrentamento necessários e permanente por uma educação que garanta a justiça social e racial em prol de uma sociedade brasileira mais justa e inclusiva.
 

Publicações Anos Anteriores

Publicações 2024
Publicações 2023
Publicações 2022
Publicações 2021
Publicações 2020
Publicações 2019
Publicações 2018

 

Coleções EDUEPB

Cartas a Paulo Freire

Celso Furtado

Literatura & Interculturalidade

Coleção Diálogos Arquivísticos

Substractum

Caroá

Ensino & Aprendizagem

Pequenos Ensaios sobre Grandes Filósofos

Curso avançado de Direito Tributário municipal

WaterlatGobacit

Perspectivas Transmetodológicas da Comunicação

Linguagens em Uso

AgroBiodiversidade

 

Selo Latus

Publicações