11 de dezembro de 2019

Para comemorar a venda de mais de quatro mil livros somente no semestre 2019/2, nada melhor do que a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) promover uma ação para divulgar o conhecimento científico e literário, bem como promover a solidariedade, com a realização de mais um “Feirão de Livros”. A iniciativa, promovida na manhã desta quarta-feira (11), no Hall do Prédio Administrativo da Instituição, indicava a compra de três livros pelo valor simbólico de R$ 5, mais a doação de um quilo de alimento não perecível. A participação da comunidade acadêmica foi satisfatória, comprovando o sucesso do incentivo ao conhecimento a um preço acessível.

Segundo explicou o diretor da EDUEPB, professor Luciano Nascimento, somente neste semestre foram realizados dois feirões na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, onde em cada um deles foram vendidos mais de 1.600 livros, além de feiras no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), em Campina Grande; no Câmpus III, em Guarabira; no Câmpus VI, em Monteiro; e participação da Editora em evento na Faculdade do Cariri Paraibano, na cidade de Sumé. Em cada um desses locais foram comercializadas cerca de 300 obras, o que elevou a quantidade de livros vendidos nesses últimos seis meses.

“O ‘Feirão de Livros’ é um verdadeiro sucesso. Especificamente neste semestre, nós conseguimos vender muitos livros a preços populares, principalmente pela participação da comunidade acadêmica, que entendeu que é possível consumir uma obra de qualidade aumentando o seu conhecimento e, acima de tudo, por um preço bem abaixo do mercado. Para esta última feira, nós disponibilizamos 89 títulos, o que coloca à disposição dos leitores cerca de 2.300 exemplares. Desses, foram adquiridos 565 livros, além da arrecadação de cerca de 400 quilos de alimentos”, explicou professor Luciano.

Desta vez, a doação dos alimentos não perecíveis que foram arrecadados será feita para os funcionários terceirizados que trabalham na UEPB. Durante os outros feirões eram escolhidas duas instituições de caridade para receberem os mantimentos, contudo o diretor afirmou que estava na hora de prestigiar também esses servidores que tanto se doam para a realização de suas tarefas na Universidade. “Decidimos fazer a doação desse alimentos para os terceirizados, como forma de ajudar e reconhecer o trabalho deles também. Eles desempenham um papel fundamental na UEPB, por isso também é nosso dever retribuir a dedicação deles de alguma forma”, acrescentou.

O “Feirão de Livros” da EDUEPB continuará nos próximos semestres, promovendo e divulgando o conhecimento científico e literário a partir dos livros que são editados pela Instituição. Novos eventos dessa natureza serão realizados nos câmpus da UEPB para que cada vez mais alunos, professores e a sociedade como um todo possam ter acesso a esses materiais. Com dois prêmios jabutis conquistados e mais de 300 obras publicadas na versão impressa e cerca de 130 títulos em e-books, a EDUEPB é hoje a quarta editora pública no ranking da Scielo em número de downloads de livros digitais.

Ao todo, já foram baixados mais de 4,5 milhões de livros digitais que estão disponíveis na Scielo Books, Amazon, Google Play, R-Kobo e no Portal da UEPB. Detalhadamente, os números de acessos em cada plataforma digital na qual a EDUEPB disponibiliza as obras são: Na Scielo Books, 2.216.255 downloads; na Amazon, 157.932 downloads; no Google Play, 49.434 downloads; no R-Kobo, 19.881 downloads e por meio do Portal da UEPB, 56.971 downloads.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti

O post EDUEPB realiza mais um “Feirão de Livros” e ultrapassa marca de quatro mil exemplares vendidos no semestre apareceu primeiro em UEPB.