25 de outubro de 2019

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participou, de 16 a 20 de outubro, da Buchmesse Frankfurt, a Feira Internacional do Livro de Frankfurt, na Alemanha, onde recebeu a notícia de que seus títulos eletrônicos superaram a marca de 4,5 milhões de downloads nas plataformas digitais. Com esse número, a Editora consolida sua quarta posição entre as editoras universitárias brasileiras no ranking Scielo, atrás apenas da EDFIOCRUZ, EDUNESP e EDUFBA, sendo, ao lado desta última, as duas únicas editoras universitárias do Norte/Nordeste a figuras entre as dez primeiras do ranking.

Os livros digitais publicados pela EDUEPB estão disponíveis na Scielo Books, Amazon, Google Play, R-Kobo e no Portal da UEPB. Detalhadamente, os números de acessos em cada plataforma digital na qual a EDUEPB possui livros digitais são os seguintes: Na Scielo Books foram 2.216.255 downloads; na Amazon, 157.932 downloads; no Google Play, 49.434 downloads; no R-Kobo, 19.881 downloads e por meio do Portal da UEPB foram 56.971 downloads.

Na Feira, a EDUEPB realizou a exibição e amostra dos seus produtos editoriais e da sua produção do ano de 2019, correspondente até o mês de agosto, no stand da Brazilian Publischers e Câmara Brasileira do Livro e apresentou seu catálogo digital com mais de 159 títulos, que o público pode acessar via internet, além de promover uma exibição em especial dos 27 e-books e e-pups e 14 títulos impressos, dos selos EDUEPB e Latus, que envolvem Direito, Economia, Ciência Política, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Literatura, Poesia e Esporte. A participação da EDUEPB no evento ocorre desde o ano de 2015.

A EDUEPB também apresentou, na Buchmesse Frankfurt, o premiado projeto da professora do Curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba, Patrícia Rosas, intitulado “Desengaveta Meu Texto”, que consiste na criação da Revista Tertúlia, escrita por estudantes do Ensino Fundamental I e II da Escola Tertuliano Maciel, do município de Queimadas.

A revista foi criada em 2017, com a participação da EDUEPB e Editora Leve. No seu terceiro número, em 2018, ficou entre as dez revistas finalistas do Prêmio Jabuti, na categoria formação de novos leitores. No mesmo ano venceu edital da Fundação Carlos Chagas, no valor de R$ 300 mil para ampliar o projeto para cinco escolas estaduais em Campina Grande e, no último mês de agosto, venceu o concurso da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Texto: Tatiana Brandão (Com colaboração de Luciano Nascimento)

O post E-books publicados pela EDUEPB superam marca de 4,5 milhões de downloads em plataformas digitais apareceu primeiro em UEPB.