17 de agosto de 2018

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) participou, durante os dias 3 e 12 de agosto, da 25ª Bienal Internacional do Livro, realizada no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. Ao longo de toda esta edição, a EDUEPB, através do diretor Luciano Nascimento, integrou o estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) expondo suas publicações acadêmica, científica e cultural de forma universitária, e também dialogando com autores, coordenadores, organizadores de livros e parceiros de publicações para construção de novos projetos.

A Bienal Internacional do Livro é o espaço mais relevante para a aparição, visibilidade e divulgação dos trabalhos realizados pelas casas editoriais e mais ainda para as editoras universitárias que têm uma lógica laborativa e de produção diversa daquela das editoras comerciais. O evento funciona como um espaço de oportunidade para se fixar a marca editorial universitária como detentora de produtos acadêmicos, científicos e culturais relevantes na construção do saber, conhecimento e ciência, como instrumentos que contribuem ao desenvolvimento do país e construção de civilidade.

De acordo com o professor Luciano Nascimento, a EDUEPB participou da bienal para ofertar ao público o seu catálogo 2017/2018 de publicações. Ele destacou que no ano de 2017 a editora lançou 42 títulos impressos e 30 títulos digitais no formato e-book/e-pup, distribuídos entre os seus dois selos: EDUEPB (publicações acadêmico-científicas) e Latus (publicações literárias, culturais, políticas, sociais e esportivas). “Na agenda de atividades da EDUEPB nós ainda participamos de encontros com autores, coordenadores e organizadores de obras do rol da editora para entrevistas e tratativas para novas publicações”, afirmou o diretor da EDUEPB.

Luciano disse ainda que durante o evento foi retomado o projeto de parceria entre a EDUEPB e a Editora da Física, através do fundador e diretor José Roberto Marinho, para um conjunto de publicações impressas nos campos científicos da Física, Química e da Matemática. “Com essa parceria, a Editora da Física passa a participar também da plataforma de e-books e e-pups. Esta é uma plataforma para hospedar livros digitais com acesso livre para downloads. Com isso, ela está disponibilizando 30 títulos em uma plataforma que é atualizada periodicamente pelas editoras que a integram”, acrescentou Luciano Nascimento.

Este não é o primeiro trabalho conjunto entre a Editora da Universidade Estadual da Paraíba e a Editora da Física. Anteriormente, ambas foram premiadas com um prêmio Jabuti de primeiro lugar em 2011 com o livro ‘Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais’, e dois terceiros lugares nos anos de 2012 e 2013.

O post EDUEPB participa da 25ª Bienal Internacional do Livro e estabelece nova parceria com a Editora da Física apareceu primeiro em UEPB.