E-books “Um Convite à Utopia” e “O ensino da Literatura hoje” são lançados pela Editora da UEPB

28 de outubro de 2016

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) colocou à disposição dos leitores mais dois novos livros digitais. Trata-se dos e-books “Um Convite à Utopia”, organizado pelo professor Cidoval, e “O ensino da Literatura hoje”, de autoria do professor Antonio de Páduas Dias da Silva. As obras podem ser acessadas gratuitamente através do link http://www.uepb.edu.br/ebooks/.

“Um convite à Utopia” contará com um lançamento oficial na próxima sexta-feira (4), às 14h, no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. O livro digital reúne textos de 19 autores que aceitaram o desafio de despertar o leitor do sono profundo em que se encontra o espírito utópico. Durante o lançamento será proferida a palestra “Utopias para um mundo melhor”, pelo professor Adalmir Leonídio, da Universidade de São Paulo (USP), e autor de um dos textos que compõem a obra.

A coleção “Um Convite à Utopia” insere-se no contexto das comemorações dos 500 anos do lançamento do livro A Utopia (1516), de Thomas Morus. Trata-se de projeto editorial de natureza pública e coletiva, capitaneado pela EDUEPB, com apoio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). A ideia é que cada autor ou coletivo de autores, a partir de seu lugar de vida, produza um ensaio instigante. Contemplam-se na obra contribuições envolvendo a utopia que discutam obras/autores clássicos e contemporâneos, problematizem o cotidiano, a cultura e a totalidade, reflitam sobre o meio ambiente e os territórios de vida, cidadania, ética, justiça, tolerância, revisitem a história, economia, política, filosofia, teologia e magia, em suma, comunguem das lutas abertas à esperança.

Já o e-book “O ensino da Literatura hoje” busca questionar o conceito de literatura do livro didático, do professor, do curso de formação de professores e comprá-lo às visões que estudantes e docentes do Ensino Médio têm sobre o sistema de ensino. O livro aborda conteúdos como os fundamentos teóricos-conceituais da literatura e as escritas de hoje, além de práticas de ensino na Educação Básica que estimulem a diversidade das escritas.

De acordo com o autor, o objetivo é perceber as idiossincrasias pertinentes ao conceito adotado, o seu não funcionamento frente aos textos amparados pelo conceito, além de lançar a noção de escritas como modo de abordagem do texto em sala de aula.