Editora da Universidade Estadual lança e-book sobre a influência do trabalho na saúde dos trabalhadores

21 de outubro de 2016

Através da editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), acaba de ser lançado o e-book “O que o trabalho provoca? Estudos sobre as repercussões do trabalho na saúde dos trabalhadores”. O livro eletrônico tem a participação de vários autores, mas foi organizado pelas psicólogas Silvania da Cruz Barbosa e Thaís Augusta Cunha de Oliveira Máximo.

A ideia do livro surgiu da iniciativa de professores do Grupo de Pesquisa em Trabalho, Saúde e Subjetividade do Departamento de Psicologia da UEPB. Contudo, o projeto se expandiu e conseguiu reunir pesquisadores de outras universidades sendo do mesmo campo de estudo, o que trouxe bases epistemológicas, teóricas e metodologias distintas.

O e-book contém 11 capítulos que retratam sobre o resultado de trabalhos no cotidiano do colaborador, mostrando as transformações que ocorreram pelo mundo desde o final do Século XX até os dias de hoje, trazendo contextos socioculturais diferenciados entre países e a repercussão das condições da saúde mental dos trabalhadores. Cada capítulo traz uma visão sobre estudos teórico/metódologicos variados, reflexões sobre trabalho infantil, trabalho formais e não formais, formação para o trabalho e outras instâncias em torno da saúde do trabalhador.

A obra “O que o trabalho provoca? Estudos sobre as repercussões do trabalho na saúde dos trabalhadores” já está disponível para download no site da UEPB. Para ter acesso a ela clique AQUI.

Texto: Glêbson Rodrigues (Estagiário)