Editora da Universidade Estadual da Paraíba lança e-book “Climatologia Aplicada à Geografia”

25 de agosto de 2016

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (Eduepb) lançou o e-book “Climatologia Aplicada à Geografia”, de autoria de Hermes Alves de Almeida. A obra é resultado de um crescente estudo do clima e da sua aplicação em diferentes áreas do saber, o que fez da Meteorologia uma ciência indispensável na formação acadêmica de várias áreas científicas e, em especial, de Geografia.

O autor ressalta que a existência de outros livros textos de Meteorologia e Climatologia recomendados para outras áreas científicas, não elimina a necessidade deste, porque, na sua maioria, exige conhecimento da Física e Matemática que nem sempre é do domínio do estudante de Geografia. Para facilitar ainda mais o aprendizado da Climatologia, os temas foram descritos e ordenados de forma cronológica, com encadeamento de capítulos, com conteúdos apresentados numa linguagem fácil, descritos praticamente passo a passo e sem exigir nenhuma demonstração de equações clássicas ou aplicações na sua forma direta.

O livro está dividido em capítulos intitulados “A Atmosfera Terrestre”, “Os Avanços da Meteorologia e as Aplicações na Geografia”, “Consequências Meteorológicas dos Movimentos na Terra”, “Pressão Atmosférica”, “Movimentos Atmosféricos”, “Massas de Ar”, “Irradiação Solar e Terrestre”, “Temperatura do Ar”, “Unidade Atmosférica”, “Nuvens e Meteoro”, “Precipitação Pluvial”, “Ventos” e “Classificação Climática”.

Segundo o autor, as ilustrações apresentadas no texto e as listas de exercícios propostos, no final de cada capítulo, contribuem essencialmente dentro da lógica do aprendizado teórico, ministrado na sala de aula, para a sua aplicação prática. Esse procedimento pedagógico auxilia no aprendizado da Climatologia, cujos métodos são essencialmente meteorológicos, mas os objetivos e os resultados são geográficos.

Acesse o e-book no link http://www.uepb.edu.br/ebooks/.

Texto: Severino Lopes