EDUEPB

EDUEPB

Editora da Universidade Estadual da Paraíba

Lançado livro “Um sonho que se torna realidade” sobre a história da Faculdade de Odontologia da UEPB

24 de agosto de 2016
Clique para exibir o slide.

Em um encontro marcante com a história e a presença de três gerações diferentes que foram fundamentais para a criação e o fortalecimento do Curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi lançado na manhã desta quarta-feira (24) o livro “Um sonho que se torna realidade”, de autoria dos professores Antônio Silva da Silveira e Edna de Queiroz Guedes Figueiredo.

O lançamento aconteceu na Sala 5 do Departamento de Odontologia, no Câmpus de Bodocongó, e contou com a presença do reitor Rangel Junior; da presidente do Conselho Regional de Odontologia, Tatiana Miranda; da presidente da Academia Paraibana de Odontologia, Carmélia Sampaio Correia; da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Alexandra Teixeira; da Chefe do Departamento de Odontologia, Nadja Maria da Silva Oliveira Brito; do professor Pedro Amilton, que prefaciou o livro; além de ex-professores, estudantes e familiares dos autores.

Publicado pela da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB), que foi representada pela servidora Zoraide Pereira, o livro conta a história, lutas e peculiaridades da Faculdade de Odontologia de Campina Grande e, consequentemente, do CCBS. Autor da obra, o professor Antônio Silva da Silveira fez um relato emocionante dos fatos históricos que precederam a criação da Faculdade, lembrando que o sonho nasceu a partir do surgimento da Sociedade Odontológica, em 1963, que foi a entidade mantenedora da Faculdade.

Historicamente, a Faculdade de Odontologia foi criada em 1971, através da Lei Municipal 51/71, mas só começou a funcionar em 1972, em um prédio instalado no bairro do Catolé. Somente em 1976 o curso foi transferido para o CCBS, onde funciona atualmente. Ainda historiando sobre os fatos marcantes, o professor Antônio lembrou que o curso de Odontologia foi um dos mais difíceis de ser criado no CCBS devido à resistência da época, e faz parte das entranhas da UEPB, tendo papel importante para a Instituição.

“A criação da Faculdade de Odontologia foi um período longo e de muita dificuldade. Não havia receptividade do poder público, mas com muito sacrifício e perseverança a classe odontológica persistiu na luta e conseguiu realizar esse sonho de 50 anos atrás”, recordou. Ele destacou ainda que praticamente todos os cursos da área de saúde da cidade, com exceção do de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), nasceram a partir da Faculdade de Odontologia.

Também autora do livro, a professora Edna de Queiroz Guedes Figueiredo disse que a obra traz um registro importante sobre a história do curso de Odontologia e, consequentemente, da UEPB. Segundo ela, trata-se de um legado para as futuras gerações e que pode se tornar fonte de pesquisa para os futuros odontólogos. “Esse foi um sonho realizado com muita luta. A Faculdade de Odontologia, hoje transformada em Departamento de Odontologia, foi a célula macro de todos os cursos de área de saúde de Campina Grande”, enfatizou.

O reitor Rangel Junior também fez um registro sobre a obra e destacou a importância para a Universidade de seus departamentos. “Esses momentos deixam em nós a certeza de que algumas coisas que a gente faz não são em vão somente pelo resultado material, mas por algumas referências afetivas”, disse Rangel, destacando a luta e a obstinação do professor Antônio Silva da Silveira.

Em referência aos 50 anos da UEPB, Rangel Junior lembrou que a Instituição carrega em sua história a marca de seus pioneiros. Ele ressaltou que todos os que sonharam e tentaram construir alguma coisa na Universidade enfrentaram resistências e muitas dificuldades. No clima do Jubileu de Ouro da UEPB, o lançamento do livro reuniu professores de várias gerações, como a diretora adjunta do CCBS, Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas; a professora Almira Crispim Silveira, filha do autor; a ex-professora Elizabeth Crispim Pascoal, entre outros.

A obra, dividida em cinco capítulos, conta cronologicamente os fatos que envolveram lutas, dissidências, alegrias e vitórias da Faculdade de Odontologia de Campina Grande. O livro, à venda na Editora da UEPB, enfatiza um estudo que deixa uma memória materializada para aqueles que pretendem fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto, relacionando o contexto histórico e os principais personagens envolvidos na construção e no desenvolvimento da Faculdade de Odontologia de Campina Grande.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Clordana Aquino e Glêbson Rodrigues