19 de julho de 2019

As relações institucionais entre os setores de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Governo do Estado se estreitaram ainda mais. O reitor Rangel Junior se reuniu, na última quarta-feira (17), com diretores da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), que congrega a Rádio Tabajara e o Jornal A União, a fim de construir futuras parcerias entre a Universidade e o Governo do Estado, envolvendo a impressão, publicação de livros e produção de programas jornalísticos.

Participaram da reunião, realizada no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, além do reitor Rangel Junior, as jornalistas Naná Garcez, diretora da EPC, e Albiege Fernandes, diretora da Gráfica e Editora A União; o coordenador de Comunicação da UEPB, jornalista Hipólito Lucena; e o diretor da Editora Universitária (EDUEPB), professor Luciano Nascimento.

Durante a reunião foram abordadas questões que envolvem a formatação de parceria entre a EDUEPB, EPC e A União. Professor Luciano Nascimento explicou que o acordo de cooperação tem diversas faces, sendo que a primeira delas visa possibilitar que os livros editados na Editora da UEPB, sejam impressos na gráfica do Jornal A União. A ideia é que os livros sejam impressos em selo duplo da EDUEPB e União Editora.

A parceria estabelece que os livros de autoria de professores da UEPB receberão um tratamento diferenciado no que se refere aos custos para sua impressão. Quando os livros forem de autores externos, de outras instituições, será cobrado o preço de mercado. “A União não fará preços de mercado quando os livros forem de professores e autores da UEPB. Essa é uma das perspectivas acordadas no Termo de Cooperação”, observou professor Luciano.

O acordo prevê ainda que os produtos oriundos da Editora União, como livros e cadernos do Jornal A União, estejam expostos para venda nas livrarias da Editora Universitária da UEPB, no Câmpus de Bodocongó, no Museu de Arte Popular (MAP), no Câmpus de Patos e na Livraria da Fesp, no Manaíra Shopping, em João Pessoa. Em todos os produtos vendidos, os valores serão devolvidos integralmente para A União.

Também está previsto no convênio a publicação de livros digitais – os denominados e-books – com selo duplo. Em outra perspectiva do acordo, foi aberta uma janela para construção de uma parceria no campo da Comunicação Social, envolvendo a Rádio Tabajara e a Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da UEPB para produção de programas jornalísticos.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Hipólito Lucena

O post Reitor da UEPB se reúne com diretoras da Empresa Paraibana de Comunicação e A União para formatar parcerias apareceu primeiro em UEPB.