18 de outubro de 2018
Clique para exibir o slide.

Como forma de divulgar as obras dos autores paraibanos e ainda incentivar a solidariedade e o gosto pela leitura, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) realizou nesta quinta-feira (18), mais um “Feirão de Livros”. A iniciativa aconteceu das 9h às 14h, no hall do Prédio Administrativo, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, dentro das homenagens alusivas ao Dia do Professor, comemorado na última segunda-feira. Técnicos, docentes e estudantes da Instituição tiveram acesso as obras de qualidade, publicadas pela editora nas mais diversas áreas do conhecimento. Ao todo, foram comercializados mais de 1.500 livros e arrecadados cerca de 370 quilos de alimentos não perecíveis.

Foram colocados à disposição da comunidade universitária 175 títulos de vários autores, abordando as diversas áreas do conhecimento. Para participar da promoção, os professores, técnicos administrativos ou estudantes da UEPB precisaram trocar um quilo de alimento mais a quantia simbólica de R$ 5 por quatro livros.

Atraídos pela promoção, muitos estudantes chegaram cedo e a formaram uma longa fila para pegar a ficha, entregar os donativos, os R$ 5 e escolher os livros espalhados nos diversos estandes montados no local. Amanda Sabrina Bezerra dos Santos, aluna do 8º período de Psicologia, foi a primeira da fila, e logo na abertura da feira já estava com os livros escolhidos.

“Essa feira possibilita a comunidade universitária ter acesso a livros sem muito custo, o que é muito positivo” destacou. Participando pela 2º vez de uma feira de livros promovida pela EDUEPB, o estudante Anderson Campos da Silva, do 3º ano de Psicologia, não perdeu tempo e também chegou cedo para ampliar o seu acervo. “Essa feira é uma boa oportunidade para adquirirmos livros de qualidade”, observou

O diretor da EDUEPB, professor Luciano Nascimento, destacou que o Feirão visa cumprir um dos papéis da editora que é difundir a leitura e as obras de autores paraibanos com custo baixo para o leitor. Além do mais, ele destacou o aspecto social do evento, que permite auxiliar instituições que ajudam outras pessoas.

“Esse evento tem várias faces e uma delas é o papel social que uma editora universitária que é gerida com recursos públicos, tem que ter e não pode esquecer. Ou seja, promover o acesso ao livro, e no caso da nossa realidade particular, do leitor da UEPB, é pensar nas suas condições sociais” destacou.

Luciano Nascimento ainda disse que os alimentos arrecadados no Feirão serão destinados ao Lar da Sagrada Face, que acolhe idosos em Lagoa Seca, e à Casa de Apoio que funciona no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande. O diretor da EDUEPB ainda confirmou que os próximos Feirões acontecerão no dia 24, das 17h às 21h, e no dia 25, das 9h às 14h, ambos na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó.

Com dois prêmios Jabutis conquistados e mais de 300 obras publicadas na versão impressa e cerca de 130 títulos em e-books, a EDUEPB é hoje a 4ª editora pública no ranking da Scielo em número de downloads de livros digitais. A Editora já ultrapassou os 4 milhões de downloads na Plataforma Scielo e também tem se destacado em outras plataformas digitais como a Amazon, onde já atingiu os 18 mil downloads, aproximadamente 119 mil no Google Play e 17 mil downloads Kobo.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Givaldo Cavalcanti

O post Feirão de livros em comemoração ao Dia do Professor comercializa mais de 1.500 títulos apareceu primeiro em UEPB.